Poesia rimada e metrificada

Os poemas ditos clássicos, com rimas e métricas apuradas, estão se tornando cada vez mais raros. Muitos poetas utilizam os versos ditos livres ou soltos, o que facilita bastante a sua expressão poética, liberta do esqueleto das sílabas métricas e das amarras da rima.

Um soneto, por exemplo, é composto por duas quadras e dois tercetos rigidamente metrificados. E isso, convenhamos, dificulta bastante a nossa mensagem poética. Mas é possível atingi-la, com dedicação, estudo e muita leitura de poetas clássicos. E os versos ditos modernos, soltos, livres, libertos, não dispensam alguns temperos como ritmo, harmonia e cadência.

Existe também alguma confusão entre o que seja poesia e a definição de prosa.

Poesia 

A poesia é a linguagem subjectiva, um aspecto imaterial, com emoção com um constante ritmo melódico, indefinível e belo como o mundo interior do poeta. Seu objectivo é o de produzir emoção a linguagem poética, sob o aspecto auditivo e melódico se caracteriza pelo ritmo, bem mais acentuado que na prosa e pela eventual utilização da rima.

Na poesia ocorre a expressão do mundo interior do poeta, construída numa linguagem altamente conotativa, escrita na maioria das vezes em versos.  Esses textos de teor poético podem apresentar-se também sob forma de prosa.

Verso

É a reunião de sílabas poéticas. Forma uma linha de poema obedecendo a determinadas regras de harmonia e ritmo. Podem ser classificados de acordo com o número de sílabas, como o decassílabo (10 sílabas), redondilha maior (sete sílabas) ou redondilha menor (5 sílabas), entre outros. Mas podem ser livres, ou seja, sem nenhuma preocupação com a contagem de sílabas poéticas

Prosa 

A prosa é um texto que apresenta uma análise, um comentário, uma narração ou uma descrição basicamente criada em linguagem denotativa. É uma forma escrita contínua.

A prosa em seu sentido literário deve ser entendida em confronto com o conceito de poesia. A prosa designa um texto onde o autor se preocupa em criar uma representação por meio de personagens do mundo interior, interagindo num determinado espaço e durante certo tempo.

À prosa literária dá-se o nome de prosa narrativa ou prosa de ficção, que se realiza no romance, na novela e no conto Prosa poética e poesia sem rima e métrica (ou verso solto ou livre)