Claudio Murilo Leal

  • Nome Completo: Claudio Murilo Leal
  • Nasceu em: Rio de Janeiro, Brasil
  • Profissao: Porfessor, poeta

Cláudio Murilo Leal é poeta, ensaísta e professor de grande relevo na literatura brasileira. Nasceu na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1937 e concluí o curso de Línguas Neolatinas pela Universidade do Brasil.

No ano de 2000 concluiu o doutoramento em Letras, tendo defendido a sua teste “A poesia de Machado de Assis” na Academia Brasileira de Letras.

Ao longo do seu percurso profissional como docente, lecionou aulas de Literatura Brasileira, como assistente do professor Afrânio Coutinho e mais tarde ministrou o curso de Literatura Hispano-Americana na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

No seu percurso profissional passou ainda pela universidade de Brasília, de Essex (Inglaterra),  de Toulouse-Le-Mirail (França) e Complutense em Madrid. Foi diretor de entidades de prestígio como a Casa do Brasil em Madrid, museu da Imagem e do Som e diretor geral do Património Cultural do Município do Rio de Janeiro.

A sua obra conta com a publicação de mais de vinte livros, a tradução para o espanhol da Antologia poética de Carlos Drummond de Andrade, tendo recebido o prémio de poesia pelo Instituto Nacional do Livro com a publicação da obra “Cadernos de Proust”.