Ana C, Ana Cristina César

  • Nome Completo: Ana Cristina César
  • Tipo de Escritor: Poetisa
  • Nasceu em: 02 de junho de 1952, Rio de Janeiro, Brasil
  • Faleceu em: 29 de outubro de 1983, Rio de Janeiro, Brasil

Ana Cristina César conhecida por Ana C. (como assinava), nasceu em 2 de junho de 1952, no Rio de Janeiro. Licenciou-se em Letras pela PUC do Rio em 1975.

Em 1979 tirou o mestrado em Comunicação pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ainda em 1979 viaja para Inglaterra e dois anos depois é master of arts (with distinction) in Theory and Practice of Literary Translation pela Universidade de Essex (Inglaterra).

Deu aulas na Universidade, traduziu importantes autores estrangeiros, entre os quais se destacam Katherine Mansfield e Silvia Plath. Escreveu para revistas e jornais alternativos, e saiu na antologia "26 Poetas Hoje", de Heloísa Buarque, que procurava apresentar os poetas que pertenciam à vertente cultivada da geração que apareceu nos anos 70, da contracultura carioca.

Extremamente profissional, estudiosa e atenta, tinha muita facilidade de expressão e foi a própria encarnação da modernidade. Feminina sem ser feminista, sem estar ideologicamente presa a nada, demitiu o verso e a própria vida numa tarde de sábado, dia 29 de outubro de 1983. Tinha 31 anos quando se suicidou, saltando da janela do seu apartamento.

Os seus livros foram traduzidos em França, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Venezuela, Colômbia e Argentina. A leitura (ou releitura) da sua obra ainda instiga muitos estudos, principalmente no meio acadêmico.