António Baticã Ferreira

  • Nome Completo: António Baticã Ferreira
  • Tipo de Escritor: Poeta
  • Nasceu em: Texeira Pinto no Canchungo, Guiné-Bissau
  • Profissao: Médico

António Baticã Ferreira nasceu em Texeira Pinto no Canchungo (Guiné-Bissau) no ano de 1939. Estudou em França onde concluiu o liceu.

Na Suíça formou-se em medicina na Universidade de Lausana. Sabe-se que exerceu medicina no Hospital de Santa Maria em Lisboa (Portugal), mas desconhece-se quanto tempo viveu em Portugal.

De acordo com Luís Graça (bloguer), Albano de Matos disse-lhe que conheceu António Baticã  na Sociedade da Língua Portugues e que este ter-lhe-á publicado colectânea de poesia  de nominada “Poesia & Ficção".

Em 1945 António Baticã Ferreira e Amílcar Cabral estavam ligados ao partido PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde) na luta pela independência da Guiné-Bissau contra o domínio Português e com a denominada “poesia de combate” que incitava a luta pela libertação

No que diz respeito a musica cabo verdiana, Baticã também teve grande relevo, pois no período que antecedeu a libertação os seus escritos foram considerados com forma de expressão fizeram cultural na Guiné-Bissau.

A sua poesia está dispersa por diversas publicações francesas e portuguesas, nomeadamente La Tribune Internacional des Poètes, L’Afrique Nouvelle e La Croix; Poesia & Ficção, Diário Popular e Debate.