EU, VOCÊ E A ESCRITA

ESCREVER É A MELHOR FORMA DE EXPOR SUAS IDÉIAS, SEU NÍVEL INTELECTUAL, SUAS VERDADES, CONTOS, CANTOS, PENSAMENTOS, SONHOS, DESEJOS, REALIZAÇÕES, FANTASIAS, HISTÓRIAS  E REALIDADES.

MISTURAR UM POUCO DE CONHECIMENTO ADQUIRIDO AO LONGO DA MINHA VIDA À ALGUNS PENSAMENTOS IMAGINÁRIOS E SURREAIS, FIZERAM  ESSES VERSOS NASCEREM COM UM TEMPERO ESPECIAL.

25 DE MARÇO

RUA 25 DE MARÇO, FINCADA NA REGIÃO CENTRAL DE SÃO PAULO, SP.POLO CULTURAL E DE VENDAS, MEIO DE TUDO E DE TODOS;RESERVA NATURAL DOS PREÇOS BAIXOS, DA PECHINCHA E DO BOM VAREGISTA QUE SABE GANHAR DINHEIRO.25 DE MARÇO; TU ÉS PEDAÇO DE TERRA DOS BRASILEIROS, DOS ÁRABES E DOS COREANOS, TU ÉS TAMBÉM DOS CHINESES E ATÉ DOS SUL-AMERICANOS!LUGAR DE MUITAS HISTÓRIAS, GUERRAS E GLÓRIAS; POUCOS SABEM MAIS EU CONTO NOS MEUS VERSOS; ANTES JÁ EXISTIU, ATÉ UM PURO E SAUDÁVEL RIO EMBAIXO DESSE TERRENO ASFALTADO.25 DE MARÇO; RUA QUE NUNCA PARA; CANTINHO DAS BIJUTERIAS E DAS BOAS LEMBRANCINHAS; ESPAÇO APROPRIADO PARA ENCONTRAR O BOM TECIDO, BRINQUEDO, FANTASIA, PRESENTES E PRINCIPALMENTE AVIAMENTOS.25 DE MARÇO; LUGAR DE ESTOQUES APERTADOS E QUENTES, ONDE O TRABALHADOR PASSA O DIA TODO BATENDO CAIXAS E SUBINDO ESCADAS FAZENDO ACADEMIA DE GRAÇA A TROCO DE MIGALHAS.25 DE MARÇO; RUA DO COMÉRCIO; RUA DAS MULTIDÕES. É O LOCAL CERTO PRA QUEM ANDA ESPERTO; SE DORMIR NO PONTO OU CHEGAR COM SONO; NÃO SERÁS PERDOADO; OS MÃO LEVE VÃO LEVAR ATÉ SUAS MOEDAS SEM VOCÊ SE QUER NOTAR!RUA 25 DE MARÇO; LUGAR DA CORRERIA E DO ABRAÇO; TERRITÓRIO DO CIDADÃO QUE RALA PESADO, TRABALHA PRESSIONADO, SUFOCADO E AS VEZES MAU HUMORADO; MAS É O MESMO CIDADÃO HONESTO, AGUERRIDO E PORQUE NÃO FELIZ!25 DE MARÇO TERRA DA COMPRA E DA VENDA, RG. DOS NEGÓCIOS; LUGAR PARA MUITOS E DE BOA SORTE PARA TODOS!RUA 25 DE MARÇO; QUEM NÃO GOSTA DE VISITAR VOCÊ?

PÔR DO SOL

SENTADO NO MIRANTE, VAGAM AS LEMBRANÇAS; OLHANDO PARA AQUELA ADMIRÁVEL PAISAGEM , VIAJEI NA ESPERANÇA.NO ENTARDECER, O VENTO FRIO É SENTIDO, ACOMPANHADO DE CALAFRIOS; NO HORIZONTE, O SOL SE ESCONDE LENTAMENTE ENTRE AS CADEIAS DE MONTANHAS; NASCEM AS SOMBRAS QUE DÃO ORIGEM A UM NOVO CENÁRIO ESCULPINDO A VEGETAÇÃO A CADA MINUTO COM FORMAS DIFERENTES.AO ANOITECER, O SHOW ACABA COM UM PEDIDO SUAVE, DIZENDO:LEVANTE-SE E VÁ EMBORA!

BEM-TI-VI

NA MAIORIA DAS CASAS, AS PESSOAS COSTUMAM Á ACORDAR COM O SOM VIBRANTE E PODEROSO DE UM BELO GALO, CHEIO DE POSE, COM O PEITO INCHADO E A SUA CRISTA PARA O ALTO.NA MINHA CASA AS COISAS SÃO DIFERENTES! OU EU ESTOU FICANDO COM OS NEURÔNIOS FRACOS OU TALVEZ MEU CÉREBRO DE 39 ANOS JÁ ANDA CANSADO. POIS É! SEMPRE QUE CONSIGO LEVANTAR DA MINHA CAMA COM AQUELA VONTADE DE IR PARA O TRABALHO, ACONTECE O INUSITADO. TODOS OS DIAS AS SEIS DA MANHÃ, O MEU GALO MAIS CONHECIDO COMO BEM-TI-VI, INSISTI EM ME ACORDAR COM O SEU CANTO EXTRAVAGANTE E OUSADO. ELE FICA LÁ EM CIMA DO POSTE CANTAROLANDO DESESPERADO; ATÉ JÁ PENSEI EM TENTAR PEGA-LO PARA PERGUNTAR PRA ELE SE ELE É DOIDO OU SE TÁ ACHANDO QUE É UM GALO.APESAR DO BARULHO ENSURDECEDOR, O BEM-TI-VI É UM PÁSSARO MUITO BONITO E ME AJUDA UM BUCADO; ANTES DELE APARECER EU SÓ CHEGAVA ATRASADO.TODOS OS DIAS EU AGRADEÇO A DEUS PELA PRESENÇA DO MEU AMIGO, BEM-TI-VI; MEU GALO!

UM DIA DE FÉRIAS

AMANHECE MAIS UM DIA E ONDE ESTÁ VOCÊ?MEU CORAÇÃO NÃO É MAIS O MESMO; NA MINHA MENTE A SUA DISTÂNCIA CAUSA O PESAR E UMA ENORME TRISTEZA; MEU RACIOCÍNIO ESTÁ MAIS LENTO; O MEU CORPO SOFRE COM A SUA FALTA; O DESEJO E A SAUDADE AUMENTAM A CADA HORA.GOSTARIA QUE VOCÊ ESTIVESSE AQUI NOS MEUS BRAÇOS, ELIMINANDO OS MEUS MEDOS E AQUECENDO OS MEUS SONHOS.AGORA JÁ É NOITE; MEU ESPÍRITO ESTÁ SE ACALMANDO, VOCÊ VAI ENTRAR DAQUI A POUCO, VINDO DO TRABALHO POR AQUELA PORTA EM MAIS UM DIA DAS MINHAS FÉRIAS LONGA E SOFRIDA.VEM LOGO! QUERO FICAR CONTIGO!

RECOMEÇAR

A CHUVA ESTÁ FORTE LÁ FORA; DA JANELA NÃO CONSIGO SAIR; ESTOU AQUI A MAIS DE UMA HORA PENSATIVO, PROCURANDO RESPOSTAS SEM ENTENDER PORQUE VOCÊ FOI EMBORA TÃO RÁPIDO DO MEU MUNDO, SEM AO MENOS SE DESPEDIR. ONDE OS MEUS OLHOS VEEM SÓ CONSIGO ENXERGAR VOCÊ.ESSA SENSAÇÃO DE FRACASSO OU DE ESTÁ DOENTE PARECE NÃO TER CURA; MALTRATA O PEITO, CONFUNDE A CABEÇA, ME CAUSA UM DESESPERO!HOJE POSSO DIZER COM TODAS AS LETRAS E EM BOM SOM, QUE EU SOU O HOMEM MAIS TRISTE DO MUNDO.O TELEFONE TOCA; VEJO O NOME E NESSE MOMENTO O MEU CORAÇÃO COMEÇA A DISPARAR; ENTÃO, EU ESCUTO ATENCIOSO: OI, TUDO BEM?QUANTO TEMPO; NÉ!EU LIGUEI PRA DIZER QUE ESTOU MORRENDO DE SAUDADES E DESSE JEITO NÃO DA PARA FICAR. VAMOS CONVERSAR?

VAZIO; EU?

UM VAZIO INSISTE EM BATER A MINHA PORTA; MAS, ME MANTENHO FIRME E FORTE, SEM INTERESSE ALGUM DE DEIXAR ENTRAR. A TANTAS COISAS PARA EU FAZER E REALIZAR, POR EXEMPLO; VIAGENS, PASSEIOS, CONHECER PESSOAS, ME CONECTAR COM OS MUNDOS, EXPERIMENTAR PAIXÕES, CURTIR A VIDA EM DUAS RODAS OU QUEM SABE, NAVEGAR PELO PACÍFICO OU O ATLÂNTICO TALVEZ.O TEMPO PASSA MUITO RÁPIDO, NÃO POSSO GASTAR O MEU PENSANDO EM  DESISTIR OU ESCONDIDO EM UM QUARTO.VOU PREPARAR MINHA MOCHILA; HOJE É MAIS UM DIA PRA SE PERDER NO ESPAÇO!QUERO SUBIR NO AVIÃO OU NO TREM E VIAJAR SEM PENSAR NO PASSADO.PEÇO A DEUS QUE ME ACOMPANHE E DEIXE SEMPRE O MEU VAZIO DE LADO.

TÔ FELIZ!

NO SEU ABRAÇO, ME SINTO SEU;NO SEU OLHAR DE AMOR, ME PERCO;NO SEU DESEJO DE FICAR PERTO, QUERO MAIS;SEUS SENTIMENTOS; QUERO COMPARTILHAR!QUANDO SINTO SEU PULSO ESQUERDO BATENDO FORTE, SINTO EMOÇÃO;ENQUANTO ESTIVERMOS JUNTOS; A MINHA REALIDADE VAI SER TE AMAR.

PENSAMENTO LOUCO

O SEU JEITO ME FASCINA!A MINHA ESPERANÇA É DE TODOS OS DIAS CONQUISTAR VOCÊ;NÃO IMPORTA O QUANTO TE QUERO; SÓ POSSO DIZER QUE, TE QUERO!NÃO SEI FICAR LONGE; NÃO SEI FICAR PERTO;O SEU AMOR ME PROTEGE É MEU ESCUDO CONTRA A SOLIDÃO E O DESESPERO; POR VOCÊ SINTO MUITA PAIXÃO; PENSAR EM VOCÊ ME AQUECE;TENTO CONTROLAR MEU DESEJO, MAIS PERTO DE VOCÊ VOLTO A ESTACA ZERO, TUDO PARECE QUE ESTÁ PERDIDO; MEUS DIAS, SEUS DIAS, MINHAS NOITES SÃO TUAS NOITES.DOMINAR O CORPO AGENTE CONSEGUE; AGORA; DIGA QUAL O SEGREDO PARA DOMINAR A MENTE?

DIA DE DOMINGO

DOMINGO; DIA DE ALMOÇO EM FAMÍLIA, DIA DA FEIRA, DIA DE CHURRASCO, DIA DE NAMORAR COM A LUA CHEIA;DOMINGO; DIA DE SOSSEGO, NOSSO DIA DE RECUPERAR O SONO; DOMINGO É DIA DE PASSAR NO BINGO, NO MERCADO, NA CASA DOS AMIGOS É DIA DE RECEBER AS BENÇÃOS NA IGREJA; DOMINGO É DIA DE SOCIALIZAR COM OS PARENTES, DIA DE JOGAR CONVERSA FORA OU DE BATER AQUELA CHEPA QUENTE;DOMINGO É DIA DE FICAR DE PERNAS PRO ALTO OU O DIA DE CORRER ATRÁS DE UMA BOLA; DOMINGO É DIA DE TRUCO LADRÃO! É DIA DE OUVIR UMA BOA MÚSICA;DOMINGO É DIA DE ESTUDAR PARA A PROVA; DIA DE FAZER UMA CORRIDA É DIA DE ANDAR DE MAGRELA OU PODE SER O DIA DE JOGAR UM VÔLEI NA RUA DE CIMA;DOMINGO É DIA DE IR PASSEAR NO SHOPPING ATRÁS DE NOVIDADES OU OPORTUNIDADES AMOROSAS;DOMINGO É DIA DE PRAIA OU DE UMA BOA PISCINA LOTADA; DOMINGO NÃO PARA, VAI ATÉ A MEIA NOITE SEM FOLGA PRA NADA!DOMINGO É DOMINGO!DOMINGO É O DIA QUE PASSA RÁPIDO; MAIS NÃO DA FALHA!

TREM LOTADO

CAIXINHA APERTADA, CHEIA DE CALOR HUMANO; COM DESTINOS MULTIPLICADOS, ÁS VEZES PRESOS, ÁS VEZES ATRASADOS, MUITAS VEZES ATÉ PARADO.O TREM VAI E VOLTA O DIA INTEIRO ATRAVESANDO A CIDADE, LEVANDO PESSOAS PARA O TRABALHO, ESCOLA, HOSPITAL, ENTRE OUTRAS INÚMERAS RESPONSABILIDADES.ENTRA JOVEM, ENTRA IDOSO, ENTRA O TRABALHADOR E O PREGUIÇOSO; NO TREM BROTA A VELOCIDADE E O DESCONFORTO; TEM O PESSOAL DE BEM E OS QUE SÓ DA DESGOSTO.O TREM LEVA VIDAS Á CAMINHOS DIFERENTES, QUE SEJAM ELES; PARA UM JOGO, UM PASSEIO, PARA O CENTRO DA CIDADE, PARA UMA FESTA, UM SHOW, UM BAR OU NA VOLTA PARA O LAR.O TREM ÁS VEZES SE COMPORTA MUITO MAL; NÃO RESPEITANDO OS SEUS VISITANTES PASSANDO Á MÃO BOBA OU ÁS VEZES DEIXANDO LEVAR UMA CARTEIRA OU UM CELULAR NUMA BOA.NO GERAL, GOSTA DE CUMPRIR COM AS SUAS OBRIGAÇÕES DE NOS LEVAR A QUALQUER LUGAR.O TREM NASCEU COM O OBJETIVO DE IR E VIR CARREGADO DO PONTO A AO PONTO B; SÓ PRECISA OLHAR COM MAIS CARINHO A SUA CARGA VIVA.                                                                               ANIVERSÁRIO

DIA BOM OU DIA RUIM;ENVELHECER É SÓ UM DETALHE, VIVER INTENSAMENTE E FELIZ É O OBJETIVO PRIMÁRIO;DIA DE RELEMBRAR BONS MOMENTOS OU DE REVER OS AMIGOS DE MUITO TEMPO;DIA DE RECEBER ELOGIOS E AGRADECIMENTOS; EXISTIR É MUITO BOM, SER LEMBRADO E COMENTADO É SURREAL.DIA DE ANIVERSÁRIO É DIA DOS BEIJOS, DIA DE MATAR A SAUDADE É DIA DE RECEBER INCONTÁVEIS ABRAÇOS É DIA DE FESTA; ESSE DIA NÃO DEVERIA ACABAR NUNCA!OLHANDO PARA TRÁS; TUDO PARECE TER PASSADO TÃO RÁPIDO, O PASSADO É TEIMOSO E INSISTE EM FICAR COLADO NO PRESENTE, ELE DA PASSOS LARGOS, COM MUITA VELOCIDADE PARA ALCANÇAR O FUTURO DE REPENTE.A SENSAÇÃO DO TEMPO CURTO ÁS VEZES NOS DEIXA ABATIDOS, MAS O IMPORTANTE É PODER VIVENCIAR TUDO ISSO; SÃO TANTAS OPORTUNIDADES, EXPERIÊNCIAS, APRENDIZADOS, AMIZADES, FAMILIARES, VIAGENS, RECORDAÇÕES E PENSAMENTOS POSITIVOS DE NOVOS E BONS ANIVERSÁRIOS VIVIDOS.

POESIA DE BERÇO

UMA GOTA DE LÁGRIMAS; UMA ARRITMIA INESPERADA AQUECENDO O CORAÇÃO;UMA PAUSA; UM PENSAMENTO;O QUE PARECIA IMPOSSÍVEL, COMEÇA A SE APRESENTAR E PEGAR FORMA INESPERADAMENTE;AS MÃOS SE MOVIMENTAM COM HABILIDADE, COM A VELOCIDADE DA PSICOGRAFIA.A CANETA É JOGADA DE LADO; MAIS UM GOLE DE VINHO É TOMADO;CRESCE A SATISFAÇÃO QUE VEM ACOMPANHADA DE UM DEMORADO SORRISO.ENTÃO; NESSE CENÁRIO TODO, NASCEM MAIS ALGUNS VERSOS; DANDO VIDA A UMA POESIA.

O SINO DA IGREJA

MENINO; VENHA POR SUA ROUPA, NÃO QUERO CHEGAR ATRASADA NA IGREJA, SAIA LOGO DESSE BANHEIRO!ERAM ESSES OS GRITOS DA MINHA MÃE AOS DOMINGOS ANTES DAS DEZOITO HORAS, GERALMENTE.É MEUS AMIGOS, CHEGOU O GRANDE DIA DE DOMINGO; AQUELE QUE EU, TEIMOSO, INSISTO EM NÃO ESQUECER.O FIM DE TARDE TA CHEGANDO NOVAMENTE; NA SALA MEU PAI ASISTE A TV DESPREOCUPADO E ACHO QUE FELIZ PORQUE NÃO IRIA A IGREJA; JÁ EU, AOS MEUS QUASE SEIS ANOS JUNTAMENTE COM MEUS DOIS IRMÃOS TÍNHAMOS A MISSÃO PERPÉTUA DE IR A IGREJA, NÃO IMPORTAVA SE EU ESTIVESSE COM UMA DOR DE DENTE FORTE OU ATÉ MESMO UMA DOR DE BARRIGA PESADA, NADA DISSO ERA IMPORTANTE, TÍNHAMOS QUE SEGUIR A RISCA O DESEJO DA MINHA MÃE, DE COMPARECER A IGREJA.BOM; VOLTANDO AO DIA “D” DE DOMINGO; MEU PAI CONTINUAVA CONFORTÁVEL NO SOFÁ VENDO OS TRAPALHÕES, AO SEU LADO ESTAVA A BENDITA CADEIRA DE BALANÇO; LOCAL QUE EU FUI ARRANCADO NO TAPA E DE TOALHA, PARA POR MINHA BOTA MARROM COM APARÊNCIA E TAMANHO DA BOTA DE UM BEBÊ. É SÉRIO! MINHA MÃE PASSAVA ÓLEO NOS CANTOS DELA E ENFIAVA MEUS CALCANHARES COM O APOIO CARINHOSO DE UM GARFO; EU SEI QUE VOCÊS SABEM QUE MAIS ALGUÉM NESSE MUNDO DEVE TER PASSADO POR ISSO.TODOS DEVIDAMENTE PRONTOS E ARRUMADOS; FOMOS A IGREJA; TEMPO VAI TEMPO VEM, CONSEGUI FUGIR DA SAIA DA MINHA MÃE; SEM QUERER E SEM SABER POR QUE, ACABEI INDO PARAR LÁ NO ALTO DA TORRE DO SINO; ESTÁVAMOS EU E MAIS UM AMIGUINHO TAMBÉM DESGARRADO DA MÃE QUE EU ACABARÁ DE CONHECER. ENTÃO; APÓS FICAR UM TEMPO APRECIANDO A VISTA DA CIDADE; ME SENTI NO DIREITO DE TOCAR O SINO, JÁ QUE ELE ESTAVA ALI DE BOBEIRA. CLARO QUE A MINHA INTENÇÃO ERA APENAS BRINCAR, ATÉ ONDE EU ME LEMBRO!POIS É MEUS QUERIDOS AMIGOS, EU TOQUEI AQUELE BENDITO SINO E NÃO CONTENTE PULEI NELE E FIQUEI INDO PRA LÁ E PRA CÁ; FOI MUITO DIVERTIDO!PENA QUE EU FIZ SEM MALDADE, A MISSA ACABAR PELO MENOS QUARENTA E CINCO MINUTOS ANTES DO HORÁRIO NORMAL.RAPAZ! NA HORA QUE ME PEGARAM LÁ EM CIMA DA TORRE E ME ENTREGARAM NAS MÃOS DA MINHA MÃE NO MEIO DA MULTIDÃO QUE ME RECEBEU COM APLAUSOS E SORRISOS; EU JURO QUE NAQUELE MOMENTO APRENDI A REZAR FEITO UM CONDENADO, EU CHAMEI PELO NOME DE TODOS OS SANTOS, ATÉ DOS QUE NÃO EXISTIAM; MAIS NÃO DEU CERTO; QUANDO CHEGAMOS EM CASA, MEU AMIGO! FOI NESSE DIA QUE EU DESCOBRI A DESCENDÊNCIA DA MINHA MÃE; PORQUE ELA ESTAVA TÃO VERMELHA E COM UMA MISTURA BEM TEMPERADA DE RAIVA E VERGONHA, QUE PARECIA UMA HOLANDESA NOS SEUS MELHORES DIAS DE PRAIA EM COPACABANA.AQUELA NOITE DE DOMINGO FOI INESQUECÍVEL TANTO PARA MIM, QUANTO PARA OS VIZINHOS, DEVIDO AO BARULHO DE QUASE UMA HORA DA MINHA SANTA SEIA; NÃO!QUERO DIZER; DA MINHA SANTA SURRA.

MINHA BICICLETA

EU E A MINHA BICICLETA ERAMOS UM SÓ; AONDE EU IA A MINHA COMPANHEIRA INSEPARÁVEL ESTAVA COMIGO. FORAM MUITOS PASSEIOS E LUGARES QUE VISITAMOS JUNTOS; SEM FALAR DOS CAPOTES! ELA ME LEVAVA PARA A CACHOEIRA, PARA A BEIRA DAS REPRESAS, ME ACOMPANHAVA EM TODOS OS MEUS BANHOS DE RIO.  ELA ERA MUITO EXIGENTE; ADORAVA ME LEVAR NA ESCOLA, NO TRABALHO DOS MEUS PAIS, NA CASA DOS MEUS AMIGOS E ATÉ ME ACOMPANHAVA NA REZA!EU E A MINHA BICICLETA; QUANTA PAQUERA JUNTOS! SEM FALAR, DE QUANTAS LEVAMOS NO SEU COLO OU QUADRO COMO QUEIRA.ERA MARAVILHOSO DESCER AQUELAS LADEIRAS SEM FIM OU ENTÃO PODER VOAR NAS PISTAS DE BIKE; SEM CONTAR A LEMBRANÇA DAQUELE TERRÍVEL BACK, AONDE EU ENGOLE UM QUILO DE AREIA E FIQUEI QUASE SEM AS ORELHAS.NÃO DA PARA ESQUECER O DIA EM QUE NÓS ESTAVAMOS EM ALTÍSSIMA VELOCIDADE DESCENDO O MORRO PARA NÃO CHEGARMOS ATRASADOS NA ESCOLA QUE JÁ ESTAVA NO HORÁRIO DE FECHAR O PORTÃO. É UMA PENA; LEMBRAR DO FILHO DA MÃE COMEDOR DE CAPIM QUE AO SE ASSUSTAR COM O NOSSO BARULHO, DEU UM SALTO CERTEIRO NA PISTA EM NOSSA DIREÇÃO; AQUELE TOMBO FOI TÃO PERFEITO QUE PARECIA CENA DE DUBLÊ DE TELEVISÃO! COITADO DO BODE, SOFREU COM EU E VOCÊ EM CIMA DELE SE ARRASTANDO POR VÁRIOS METROS NAQUELE ASFALTO QUENTE; PARA A NOSSA SORTE, NINGUÉM SAIU FERIDO GRAVEMENTE.EU GOSTAVA MUITO DE FICAR SENTADO NO MIRANTE COM VOCÊ, ACOMPANHANDO O SOL DESAPARECER NA LINHA DO HORIZONTE; DEPOIS QUE NOS SEPARAMOS, COM A MINHA VINDA PARA A CIDADE GRANDE; NUNCA MAIS DEIXEI DE PENSAR EM VOCÊ.

RECADO

PENSO EM VOCÊ TODA HORA; MINHA VIDA EM RESUMO; VAI DE UMA LOUCA PAIXÃO Á INTENSIDADE DESSE AMOR;VOCÊ ME CORRESPONDE, ME COMPLETA, ME EMOCIONA, ME DESPERTA, ENLOUQUECE OS MEUS SENTIDOS, ALIMENTA O MEU EGO.TUDO ISSO É DIFERENTE É NOVO, MAIS NÃO TÔ NEM AI! QUERO ABRAÇAR ESSES MOMENTOS COM TODO O MEU CORAÇÃO; EU FALO MAIS! NOS MEUS DIAS QUE JÁ SÃO TEUS, PROMETO QUE NÃO AMAREI MAIS NINGUÉM COM TANTA FORÇA, NA MINHA VIDA, COMO EU AMO VOCÊ!

MEL DA TUA BOCA

   O MEL DA TUA BOCA; DÁ ASAS A IMAGINAÇÃO;DESPERTA NO MEU CORPO, DESEJOS RECHEADOS DE EMOÇÃO;O MEL DA TUA BOCA É O COMEÇO DE TUDO É A CHAMA QUE INFLAMA MEU CORAÇÃO, PERTUBA MEU CÉREBRO, INCENDEIA MEU CORPO E ME DEIXA CEGO DE PAIXÃO;O MEL DA TUA BOCA, ME LEVA A LUGARES ANTES DESCONHECIDOS; ME FAZ RENOVAR A CADA MINUTO OS MEUS INSTINTOS;O MEL DA TUA BOCA, DA SEDE, MEDO, CONFUSÃO MENTAL, ME DEIXA LOUCO, PERDIDO, SEI LÁ! EMPAREDADO, IRRITADO, DESCONFORTÁVEL, PRESO E ENFRAQUECIDO.O MEL DA TUA BOCA É A ESSÊNCIA DO QUERER É O INDICADOR DO QUERO MAIS É UM PRESENTE QUE NÃO ESCONDE AS INTENÇÕES, OS SEUS REAIS MOTIVOS;O MEL DA TUA BOCA É O COMEÇO; DE UM NOVO AMOR.

A ESCURIDÃO

A ESCURIDÃO SÓ EXISTE PARA NOS MOSTRAR A EXISTÊNCIA DA LUZ;A ESCURIDÃO MORA APENAS AONDE A ESPAÇO;A ESCURIDÃO QUANDO MUITO ALIMENTADA; ELA SUFOCA, REPRIMI, TE EMPURRA CADA VEZ MAIS PARA DENTRO DO ABISMO E NO FINAL DE TUDO, ELA MATA!A ESCCURIDÃO TEM SUAS RAZÕES DE SER, ESTAR E PERMANECER:- SER CRUEL;- ESTÁ SEMPRE QUERENDO APARECER- PERMANECERNA VIDA E NA MENTE DOS FRACOS.A ESCURIDÃO É TENEBROSA E AO MESMO TEMPO INCONTROLÁVEL;PODE SER DURA, TRISTE, DIFÍCIL OU UM FARDO;A ESCURIDÃO TEM O SEU LIMITE DE TEMPO E ESPAÇO;ENTÃO; LEVANTE A SUA CABEÇA, RESPIRE COM CALMA, CONTROLE O RELÓGIO E OLHE AO SEU LADO; PROCURE TOMAR AS DECISÕES MAIS CERTAS E NO MOMENTO APROPRIADO;ACREDITE EM VOCÊ; POIS OS SEUS OBJETIVOS SERÃO ALCANÇADOS;TUDO QUE TE FEZ SOFRER, SERA COISA DO PASSADO.

EU QUERO!

CHEGA DE CHORAR, CHEGA DE PERDER; A FORÇA, A CONFIANÇA, A FÉ, A VERDADE, O CERTO OU O ERRADO, O COMEÇO E O FIM, O QUE É BOM OU O QUE É RUIM, O INTERESSE OU A FALTA DELE; QUEM DECIDE TUDO ISSO É VOCÊ!REPITA COMIGO; EU QUERO ALEGRIA, PAZ, AMOR, FELICIDADE, O SOL, O SOSSEGO, UM CAMINHO;EU QUERO; CORRER, QUERO ANDAR, QUERO IR E VIR, QUERO FICAR ENTRE MUITOS, QUERO FICAR SOZINHO;EU QUERO; A NATUREZA, A ÁGUA DA VIDA, A SABEDORIA, O EQUiLÍBRIO, A BONDADE, UM CARINHO; EU QUERO; MATAR A SAUDADE, FAZER UMA SURPRESA, QUERO ALCANÇAR O IMPOSSÍVEL, QUERO CORRER ATÉ O INFINITO;EU QUERO!

CELULAR

JANELA PARA O MUNDO, GARANTIA DE OPORTUNIDADES; CONVERSAS LONGAS E CURTAS; DE EMPREGOS A UM BOM BATE PAPO COM FAMILIARES.UMA MENSAGEM, UM RECEIO, UM ZAP, UMA RESPOSTA; AO OUVIR A VOZ, UMA EMOÇÃO OU UMA DECEPÇÃO;ENVIAR UMA FOTO OU UM VÍDEO É SÓ UM DETALHE; CONTEÚDO DE RESPEITO OU SEM RESPEITAR AS REGRAS DA ÉTICA; QUEM SABE!TUDO DE BOM OU TUDO DE MAL; SOCIAL OU INDIVIDUAL; RECANTO DE INIMIZADES E OFENSAS OU REPRESENTAÇÃO AMIGÁVEL E APOIO A CARÊNCIA.DISTANTE OU PERTO, ISSO NÃO É UM PROBLEMA; DENTRO DA TELA, CONVIVEM OS TOLOS E OS ESPERTOS; SABER USAR E SER USADO EXIGE MUITA RESPONSABILIDADE, TANTO NO NAMORO, QUANTO NA FAMÍLIA, ENTRE OS AMIGOS DO TRABALHO OU ATÉ POR ACASO!CADA VEZ QUE LIGAMOS, ELE SE TORNA UMA CAIXINHA DE SURPRESAS; ENTÃO; SÓ POSSO TE DIZER:. CADA UM COM O SEU!. E CADA UM RESPEITANDO O SEU QUADRADO.

DOIS CORPOS

TEU CORPO CLAMA; DEBRUÇADO NA CAMA COM TEUS SEIOS Á AMOSTRA E COM TUAS BELAS CURVAS EXPOSTAS;TEU CORPO CLAMA; PEDINDO SEM PALAVRAS, PARA EU ME APROXIMAR DEVAGAR ESCORRENDO MINHAS MÃOS NA TUA PELE, NA ÂNSIA DE TE ANIMAR;TEU CORPO CLAMA; EXALA TEU CHEIRO; TU QUERES MEUS APERTOS; TA NO AR O DEVASSO DESEJO DOS NOSSOS CORPOS SE JUNTAR;TEU CORPO CLAMA; COM A ENERGIA E A TUA VONTADE INSANA DE QUERER ME AMAR;NO TEU CORPO; EU ENCONTRO A PERDIÇÃO; NÃO A TEMPO PARA PENSAR; AGORA NÓS SOMOS UM SÓ;DOIS CORPOS ATINGINDO O CLÍMAX E NADA MAIS PARA COMENTAR.

NOITE DE CINEMA

FECHO OS OLHOS E VEJO AGENTE DE NOVO NO CINEMA; SUAS MÃOS ENTRELAÇADAS COM AS MINHAS; QUANTOS OLHARES; QUANTA VONTADE DE NÃO SERMOS MAIS INOCENTES!NOS TEUS CARINHOS, SINTO A VERDADE E A PUREZA DO TEU QUERER; O NOSSO PRIMEIRO BEIJO, VEIO COM UM PACOTE DE ANSIEDADE, DESCOBERTAS, SENTIMENTOS E MUITA EMOÇÃO;O SOM DA TUA VOZ É DOCE E DA A IMPRESSÃO DE QUE ESTOU OUVINDO UMA MÚSICA; NOSSOS OLHOS BRILHAM E PARECEM ESPELHOS UM DO OUTRO; NO ABRAÇO SENTIMOS A NECESSIDADE DE NÃO MAIS SOLTAR.DE UMA COISA TEMOS CERTEZA; AQUELA NOITE NO CINEMA FOI SÓ O COMEÇO DE TUDO QUE ESTARIA POR VIR. TUDOTUDO É MUITO DIFERENTE QUANDO VOCÊ NÃO ESTÁ AQUI; MEU SONO DESAPARECE, MINHA PACIÊNCIA SE ESGOTA FÁCIL, ANDO PERDIDO DE UM LADO PARA O OUTRO COMO SE A VIDA NÃO OFERECESSE MAIS SENTIDO;RESPIRAR É APENAS UMA OBRIGAÇÃO; CONSEGUIR TIRAR OS OLHOS DO NOSSO QUADRO ESTÁ SENDO UMA LUTA EM VÃO;VOCÊ É O MEU TUDO, MINHA VIDA É O MEU ELO ENTRE O MUNDO SURREAL E O VERDADEIRO.

VIDA SEVERINA

ERA UMA VEZ...UM JOVEM RAPAZ INTERESSADO EM CRESCER E DESCOBRIR O MUNDO; DOIDO POR OPORTUNIDADES! DEU UM ABRAÇO EM SEUS PAIS E VEIO SE AVENTURAR NA GRANDE CIDADE.SAIU DE CASA COM UMA MUDA DE ROUPAS, POUCO DINHEIRO E CARREGADO DE SONHOS E CORAGEM DE UM EMIGRANTE GUERREIRO.NA SUA LONGA VIAGEM DE UMA SEMANA; SAIU DO CEARÁ COM APENAS UMA GRANDE MELANCIA E UM PUNHADO DE FARINHA COM RAPADURA, NA ESPERANÇA DE VENCER OS OBSTÁCULOS DA VIDA QUE AINDA ESTAVA POR COMEÇAR.PASSADOS QUATRO DIAS, ELE JÁ ESTAVA EM ILHÉUS, SUL DA BAHIA; COMENDO SEM VERGONHA E SEM MEDO, A CASCA DE SUA MELANCIA. GANHOU MAIS UMA CARONA EM CIMA DA BOLEIA DE UM CAMINHÃO RUMO A MINAS; BRAVO; COMO O POVO DE SUA TERRA! CHEGOU CANSADO E COM MUITA FOME EM SÃO PAULO; MAIS ERA ALI QUE ELE QUERIA ESTÁ.APÓS ALGUNS DIAS PERAMBULANDO NA SELVA DE PEDRAS; O MENINO FRANZINO E BAIXINHO, COM O BIGODE DE CORONEL PORTUGUÊS, CONSEGUIU SE ESTABELECER. DEPOIS DE BATER EM VÁRIAS PORTAS, PEDIR COMIDA E TOMAR BANHO NAS BICAS GELADAS DAS PRAÇAS, VEIO A SALVAÇÃO E O ATENDIMENTO DE TODAS AS SUAS PRECES; UM SENHOR BONDOSO, RECONHECEU A SUA CORAGEM, ENTENDEU AS SUAS DIFICULDADES E PENALIZADO COM A SITUAÇÃO DO RAPAZ, RESOLVEU ABRIR AS PORTAS DE SUA MECÂNICA, OFERECENDO TRABALHO E AO MESMO TEMPO, MORADIA NO PRÓPRIO ESTABELECIMENTO NA INTENÇÃO DE DÁ AQUELE EMPURRÃOZINHO INICIAL ATÉ AS COISAS SE ACERTAREM.O JOVEM RAPAZ APRENDEU COM A VIDA DURA DO DIA A DIA E APÓS QUARENTA ANOS DE TRABALHO ÁRDUO EM UMA MULTINACIONAL AUTOMOBILÍSTICA, O MESMO RAPAZ ENVELHECEU, ADQUIRIU EXPERIÊNCIA, CONSTITUIU FAMÍLIA E VIROU SINÔNIMO DE VITÓRIA PARA SUAS FILHAS E EXEMPLO DE LUTA E GLÓRIA PARA A SUA COMUNIDADE.TIO; RECEBA MEUS APLAUSOS, MEU RESPEITO E A IMORTALIDADE EM MEUS VERSOS.BASEADO EM UMA HISTÓRIA REAL.

TIMIDEZ

SEMPRE DE CABEÇA BAIXA;CONVERSA OLHANDO PARA OS LADOS OU PARA O CHÃO;POUCAS PALAVRAS, POUCA HABILIDADE PARA DESENROLAR UMA PAQUERA;BOM OBSERVADOR E AO MESMO TEMPO PÉSSIMO NA MANEIRA DE AGIR; DIFICULDADE DE SE APROXIMAR, MUITO ESPERTO PARA FUGIR DE UM BOM DIÁLOGO OU DE UM CONFORTÁVEL BATE PAPO COM OS AMIGOS;MUITAS VEZES É CHAMADO DE ARROGANTE, ANTI-SOCIAL, MEDROSO, ENTRE OUTROS ELOGIOS;ESSA É A VIDA DE UMA PESSOA TÍMIDA NO MEIO DE UM MUNDO, ONDE O PROBLEMA PARTICULAR DO OUTRO É TRATADO COM DESCASO E DESGOSTO.

TRABALHO OU UM JOGO

NA MINHA OPINIÃO; O TRABALHO É UM JOGO; SEMPRE TEM ALGUÉM QUERENDO GANHAR, MAS NEM SEMPRE TODOS GANHAM O QUE QUEREM OU O QUE MERECEM.DEPENDENDO DO COLABORADOR; QUEM GANHA É A EMPRESA, COM A SUA BOA TÉCNICA E RESPONSABILIDADE IMPECÁVEL; MESMO QUE EM TROCA, APESAR DO LUCRO GANHO EM CIMA DA MÃO DE OBRA QUALIFICADA, O COITADO RECEBA APENAS ALGUNS TROCADOS. NESSA JOGADA COMUM A QUASE TODOS, A PEÇA DERROTADA NO JOGO É O EMPREGADO.OU PODEMOS CITAR O FUNCIONÁRIO PREGUIÇOSO, QUE JÁ ACORDA MANHOSO E CHEGA NO TRABALHO COMETENDO UM CRIME TODOS OS DIAS, OU SEJA, ADORA SE APROPRIAR DA VELHA PRÁTICA DE “ ROUBAR HORAS DO PATRÃO”; ESSE TRABALHADOR, SÓ NO NOME; GOSTA DE CHEGAR CANSADO, RECLAMANDO E CONTAMINANDO O AMBIENTE; FALA MAIS DO QUE FOFOQUEIRA DE PLANTÃO E SEMPRE ACHA UMA NECESSIDADE DE IR AO BANHEIRO DE VINTE EM VINTE MINUTOS; O PIOR DE TUDO É QUE NESSE JOGO, QUASE SEMPRE TERMINA EMPATADO; UM LADO FAZ O QUE QUER DA VIDA E DA EMPRESA E O OUTRO LADO, INSISTE EM PERMANECER COM ESSAS PESSOAS NA EMPRESA, OU SEJA, FAZ BIRRA, CRÍTICA, APLICA ALGUMAS PENALIDADES, MAS NÃO CONSEGUEM RESOLVER O PROBLEMA.O TRABALHO NA MAIORIA DAS VEZES É UMA TROCA INJUSTA E MAL PAGA, SERVIÇO X SALÁRIO BAIXO.MUITAS JOGADAS SÃO DECIDIDAS POR IMPULSO E COM FALTA DE CONHECIMENTO; ALGUMAS PEÇAS SAEM DO JOGO OU SÃO SIMPLESMENTE RETIRADAS EM MOMENTOS ERRADOS E SEM UMA EXPLICAÇÃO ADEQUADA; NA ÚLTIMA E PRINCIPAL JOGADA A DECISÃO É TOMADA POR UMA GESTÃO DESPREPARADA; TUDO AGORA VAI VIRAR RUÍNAS!JUNTEM AS PEÇAS, ESCOLHAM SEUS PARCEIROS; VAMOS RECOMEÇAR DO ZERO.

CORRERIA NA ESCOLA

A CORRERIA COMEÇA DEPOIS DE UM GAROTO TER SIDO DERRUBADO DENTRO DA SALA DE AULA NA FRENTE DE TODOS OS SEUS AMIGOS, EM UMA BRINCADEIRA SEM GRAÇA DE UM COLEGA DE CLASSE DA QUARTA SÉRIE. NÃO SEI SE OS DOIS ERAM ATLETAS DE CORRIDA OU SE ESTAVAM BRINCANDO DE GATO E RATO POR ENTRE OS CORREDORES DA ESCOLA.A NOTÍCIA SE ESPALHOU RAPIDAMENTE PELO PÁTIO DO COLÉGIO, ENQUANTO UM TENTAVA ALCANÇAR O OUTRO PARA INICIAR UMA BRIGA. PASSADOS LONGOS MINUTOS DE UM INCANSÁVEL PEGA-PEGA, O GAROTO QUE HAVIA SIDO DERRUBADO EM SALA DE AULA, FINALMENTE ALCANÇOU O OUTRO GAROTO FOLGADO, PARA A EUFORIA DE TODOS DA ESCOLA QUE JÁ SE SENTIAM EM UM PALCO ROMANO, TIPO O COLISEU; TODOS ESTAVAM ESPERANÇOSOS E ANIMADOS COM A BRIGA QUE ESTAVA PRESTES A ACONTECER; SÓ QUE NÃO!OS DOIS GAROTOS TINHAM UM PROBLEMA EM COMUM; ELES SOFRIAM DE ASMA CRÔNICA; ENTÃO AO SE APROXIMAREM; JÁ ESTAVAM SEM FORÇAS E SEM RESPIRAR. EM POUCOS SUSPIROS, FORAM OUVIDOS OS PEDIDOS DE PERDÃO:- ME DESCULPE!- NUNCA MAIS FAREI ISSO, POR FAVOR, PERDOE-ME!- NÃO ME MACHUQUE, ME AJUDEM, EU PRECISO DA MINHA BOMBINHA DE AR!DO OUTRO LADO, TAMBÉM CAÍDO, O MENINO GRITOU; PEGUEM A MINHA TAMBÉM! ESTÁ NA MINHA MOCHILA, SOCORRO!ENTÃO; TUDO MUDOU; A CORRERIA AGORA ERA PARA AJUDAR OS DOIS MENINOS QUE JÁ HAVIAM SE ENTENDIDO ALI MESMO. A MULTIDÃO QUE ACOMPANHAVA A BRIGA QUE NÃO CHEGOU Á ACONTECER, RESOLVEU O PROBLEMA COM RAPIDEZ, DANDO SUPORTE AOS GAROTOS QUE APÓS UM BOM E VELHO APERTO DE MÃO, FORAM JUNTOS PARA A ENFERMARIA DA ESCOLA DANDO BOAS RISADAS DO ACONTECIDO.E OS DOIS AINDA SAÍRAM GANHANDO APELIDOS CARINHOSOS DE ZEZINHO E ZEZÃO.

VERGONHA

AS GUERRAS NASCEM DE MENTES POBRES E VAZIAS, SÃO ALIMENTADAS PELA GANÂNCIA, O ORGULHO, O EGOÍSMO, A IRA, ENTRE OUTROS DESEJOS POR PESSOAS QUE QUEREM O UNIVERSO TODO NAS SUAS MÃOS.AS GUERRAS, SÃO O ABISMO QUE SEPARAM A RAZÃO DA EMOÇÃO; O QUERER DO POSSO TER; FEREM OS LIMITES ENTRE O BEM E O MAU.AS GUERRAS MUDAM A GEOGRAFIA DO MUNDO; DESPERTAM NOS SERES HUMANOS A SUA INCAPACIDADE DE RACIOCINAR; ALIMENTAM O NASCIMENTO DE MONSTROS E O SURGIMENTO DE ABUTRES E CHACAIS FAMINTOS, PRONTOS PARA PERSEGUIR E DEVORAR PILHAS DE INOCENTES.AS GUERRAS TRAZEM MEDO, TERROR E ESCURIDÃO PARA O MUNDO, ELAS SE ESCONDEM ATRÁS DE SENTIMENTOS PATRIOTAS E SÃO MOTIVOS DE ORGULHO PARA GOVERNOS E SERES INSACIÁVEIS PELO PODER; SÃO MASCARADAS, COM O APARECIMENTO DE HERÓIS E FILMES DIGNOS DE APLAUSOS E ELOGIOS.MEU DEUS!QUANTOS HOMENS POBRES DE ESPÍRITO!NA GUERRA; QUE NÃO DEVERIA EXISTIR; NÃO A HERÓIS; Á MORTOS!

MINHA PRÓPRIA AUTORIA.

Conteúdos Populares

Últimas no Espaço Aberto

Poetas em linha

  • Visitantes: 24
  • Membros: 0
Lusofonia Poética - Portal de poesia lusófona © desde julho de 2007
Regras, Termos & Condições de uso