MEUS ÚLTIMOS ESCRITOS

O AMOR, A SAUDADE DE MOMENTOS TÃO MARCANTES VIVENCIADOS NA INFÃNCIA, AS VIAGENS, O CALOR DAS MULHERES, SENTIMENTOS SÃO EXPLORADOS COM MUITA ENERGIA NAS PALAVRAS DO AUTOR.

FRASES E POESIAS DE RICARDO

                                                                     FRASES APENAS UM TEMPORAL PESADO ESTÁ PASSANDO; EM ALGUM MOMENTO VEREI O AZUL DO CÉU. SEMPRE A DOIS CAMINHOS, ESCOLHA O SEU E VIVA SEM MEDO. RESILIÊNCIA É A PALAVRA CHAVE PARA TORNAR FORTE OS APRENDIZES. ABRA OS OLHOS PARA UMA NOVA REALIDADE, O FUTURO É INCERTO, MAS QUEM TEM O CONTROLE DOS SEUS PASSOS É VOCÊ. UNIÃO, CARÁTER, COMPANHEIRISMO, AFETO, CARINHOS, SENTIR SAUDADE, ALEGRIA, PAZ, DESEJO, SEDE E FOME AO MESMO TEMPO; DIZEM QUE TUDO ISSO SE CHAMA AMOR. NEM TUDO QUE QUEREMOS PODEMOS SER; NÃO POR FALTA DE OPORTUNIDADES, MAIS POR FALTA DE TEMPO. O PASSADO ESTÁ ESQUECIDO, O PRESENTE ESTÁ DOLOROSO, O FUTURO SERÁ DE NOVAS CONQUISTAS DIÁRIAS, NÃO TEREI TEMPO DE LEMBRAR DE HOJE. CAMINHAR SOZINHO PODE SER DIFÍCIL, DEPENDENDO DO PONTO DE VISTA. MEU DEUS SEMPRE TEM ANDADO COMIGO E TEM OLHADO POR MIM; PERMITA- ME  AGRADA-LO POR TODA Á MINHA VIDA. LEVANTE A CABEÇA, MANTENHA OS OLHOS BEM ABERTOS, RESPIRE COM CALMA, ALIMENTE O SEU CÉREBRO COM PENSAMENTOS POSITIVOS, NÃO SE DEIXE CORROMPER PELAS MAZELAS DO MUNDO; TRAGA ALGO NOVO, ALGO BOM, SEJA CRIATIVO E INTERESSADO PELA SUA VIDA E A DOS OUTROS. MOMENTO DE DECISÃO NO RELACIONAMENTO É UM MOMENTO DE CLAREZA, CERTEZA DO QUE QUERES AMANHÃ; RESOLVE OU AFETA A VIDA DE TODOS OS ENVOLVIDOS. MEU MELHOR AMIGO É SEM DÚVIDAS, O MEU CACHORRO; ELE ME RESPEITA, NÃO FALA MAL DE MIM, NÃO É ORGULHOSO, EGOÍSTA, INDIVIDUALISTA, NÃO GOSTA DE FICAR LONGE DO SEU DONO. A EDUCAÇÃO DE UM PAÍS É O PRATO PERFEITO PARA O SUCESSO DA POPULAÇÃO. DOIS MUNDOS SÃO NATURAIS DO SER HUMANO, UM VEIO PARA RESOLVER FAZENDO O BEM O OUTRO VEIO PARA EMPOBRECER E APODRECER OS HOMENS E A TERRA QUE PISAM. O DESEMPREGO É UMA PRAGA QUE AUMENTA A PASSOS LARGOS, GRAÇAS A TECNOLOGIA. O PODER DA MENTE PODE TE LEVAR A VÁRIOS MUNDOS OU A CONQUISTAS INCRÍVEIS; TENHA FÉ! QUEM SOMOS? O QUE ESTAMOS FAZENDO AQUI? POR QUE? PARE DE FAZER TANTAS PERGUNTAS; VÁ ATRÁS DE RESPOSTAS. O PROCESSO DA SEPARAÇÃO É UM PRATO QUE SE COME CRU; MAS DEPOIS QUE VOMITAMOS E ELIMINAMOS TODOS OS MALES DESSA SITUAÇÃO; CONSEGUIMOS ENXERGAR NOVOS HORIZONTES RESPEITANDO MAIS A NÓS MESMOS. NÃO SE APRISIONE A QUEM NÃO TE FAZ BEM, NÃO DEIXE O SEU CORAÇÃO EMPEDRAR OU SUA VIDA FICAR VAZIA; NÃO VAI AJUDAR SER UMA PESSOA DE GELO; ENCONTRE NOVOS CAMINHOS, NOVOS AMORES. O TEMPERO DA MORTE É A PRESSA. A NATUREZA, ENSINA, RETRIBUI E PUNE; TOLOS SÃO OS QUE NÃO PERCEBERAM. MUITAS VEZES A SOGRA É A SEGUNDA MÃE DOS GENROS, DAS NORAS E DOS NETOS.

O MEDO DE COMEÇAR ALGO, SEJA NA ESFERA FAMILIAR, EDUCACIONAL OU ATÉ PROFISSIONAL, NOS FAZ SENTIR PERDIDOS, SEM O DOMÍNIO DA SITUAÇÃO; MAS QUANDO VAMOS PEGANDO O JEITO OU O IMPULSO CERTO; Á SENSAÇÃO PARECE A MESMA DE QUANDO ESTAMOS APRENDENDO ANDAR DE BICICLETA.

SOU UM SONHADOR, VIVO PENSANDO E TENTANDO BUSCAR NOVOS CAMINHOS DIRECIONADOS A FELICIDADE; O TEMPO É MEU MAIOR INIMIGO NESSA LUTA, MESMO COM O VENTO BATENDO CONTRA, EU NÃO ME AJOELHO PARA O FRACASSO, PREFIRO DA RISADA DO PENSAMENTO NEGATIVO E DOS ACONTECIMENTOS TEMPESTUOSOS, A MINHA FÉ ME PERMITE MATERIALIZAR, CONCRETIZAR E REALIZAR INCONTÁVEIS SONHOS.

     POESIAS                                                           POESIAS SENTADO NO MIRANTE

OLHAR DISTANTE, PENSAMENTOS COM VISÃO DE FUTURO, O SABER ACOMPANHADO DA SAUDADE, A NECESSIDADE DE APRENDER COM AS EXPERIENCIAS DA VIDA QUE ESTARIAM POR VIR, O DESEJO DE PARTIR EM BUSCA DE NOVOS CONHECIMENTOS, O APERTO NO CORAÇÃO POR SABER QUE SERIA NECESSÁRIO IR EMBORA SEM IMAGINAR QUANDO PODERIA VOLTAR, TUDO ISSO SENDO SENTIDO E VISTO DE UMA MANEIRA MÁGICA E INCRÍVEL NAQUELE MIRANTE COM UMA PAISAGEM DESLUMBRANTE AO PÉ DE LINDOS CORREDORES DE MONTANHAS SEGUIDOS PELO BELO RIO SÃO FRANCISCO; PROMETO VOLTAR LUGAR QUERIDO!

AMANHECER 

LÁ FORA O VENTO BALANÇA SUAVEMENTE A GRAMA, A BRISA DA MANHÃ É SENTIDA AO ENTRAR PELA PORTA SEM PEDIR LICENÇA, A PRESENÇA DA FORÇA SAUDÁVEL DA NATUREZA SE COMPLETA COM O SOM DIVERTIDO DOS PÁSSAROS, O CHEIRO GOSTOSO DA VEGETAÇÃO INVADE A CASA TRAZENDO RAIOS SOLARES QUE MARCAM O NASCER GLORIOSO E IMPONENTE DE MAIS UM DIA..

.ÚNICA

CABELOS CASTANHOS CLAROS, OLHAR SINCERO, ROSTO AMENDOADO, PELE MACIA, BOCA E CORPO COM TRAÇOS PERFEITOS, JEITO DE ANDAR APAIXONANTE, O SOM DA VOZ  HIPNOTIZA, MULHER DOCE E ATENCIOSA, FORTE NO JEITO DE FAZER CARINHO, PRESENTE E IMPECÁVEL  NA FORMA DE AMAR, SUA PRESENÇA ANIMA O AMBIENTE, DEIXA TUDO MAIS BONITO, OFERECE AO SEU PRÍNCIPE O PRIVILÉGIO DE SE APAIXONAR, SUA ENERGIA  MAJESTOSA É SENTIDA POR ONDE ELA PASSA, SUA SERIEDADE E CARÁTER SÃO SEGUIDOS PELOS SEUS PASSOS, O SEU AMADO RECEBI DIARIAMENTE UM AMOR DECLARADO, VERDADEIRO E ÚNICO.                                                                AVENTURA DOIS CORPOS; MUITA INTENSIDADE; SEXO VIBRANTE; EM SEGUIDA UM ATÉ LOGO; DE RESTO; UMA PEQUENA LEMBRANÇA E NADA DE SAUDADE.  COMEÇO OLHAR FIRME; CORAÇÃO DISPARADO; AS MÃOS QUEIMANDO; O CORPO DESCONECTADO COM O RESTO DO MUNDO; UMA NOVA SENSAÇÃO FLORESCE; A PAIXÃO TOMOU CONTA DE VOCÊ,,,,l

LEMBRANÇAS

O CHEIRO DELA ESPALHADO PELA CASA; A LEMBRANÇA CALOROSA DOS MOMENTOS EFERVESCENTES NA CAMA; O PRAZER AO FECHAR OS OLHOS E IMAGINAR TUDO AQUILO ACONTECENDO DE NOVO; O TESÃO SENDO LEVADO AO LIMITE DAS LEMBRANÇAS; COMO É BOM SENTIR SAUDADES E TESÃO DA PESSOA AMADA.... DEUSA DA BELEZA OLHAR DE ADMIRAÇÃO; SORRISO DE FELICIDADE INTENSA; TRAÇOS PERFEITOS DE UM BELO CORPO BEM DESENHADO; CHEIRO QUE DESCONTROLA OS MORTAIS; VOZ QUE FICA MARCADA NA MENTE; O MUNDO PARECE TÃO PEQUENO E TÃO SIMPLES QUANDO SUA BELEZA SE APRESENTA; QUANDO ESTAS PERTO, TUDO FICA PERFEITO; DIANTE DAS EVIDENCIAS, ME PERMITA DIZER QUE; O BOM DA VIDA É VIVER COM VOCÊ!

O QUADRO

OLHO PARA O NOSSO QUADRO E ME VEJO COM VOCÊ; EM POUCOS MINUTOS VIAJO PROFUNDAMENTE NAS MINHAS IMAGINAÇÕES; FORAM TANTOS MOMENTOS DE ALEGRIA, EMOÇÃO, PAIXÃO E AMOR; OLHO PARA O NOSSO QUADRO E LEMBRO COM NITIDEZ, DOS NOSSOS PASSEIOS, DAS NOSSAS BRINCADEIRAS, DOS NOSSOS JANTARES DE DOMINGO NA CASA DA SUA MÃE; OLHO PARA O NOSSO QUADRO E PERCEBO QUANTA FALTA VOCÊ ME FAZ; NÃO DEIXE QUE AS NOSSAS VIDAS SE RESUMAM, APENAS A NOSSA FOTO DO QUADRO.

RELÓGIO TEIMOSO

O RELÓGIO TEIMA EM NÃO QUERER PARAR; EU JÁ TENTEI DE TUDO, FIQUEI SEM OLHAR PARA ELE, JÁ BRIGUEI, CONFESSO QUE ATÉ JOGUEI O DANADO LONGE; MAIS ELE É INSISTENTE E MALDOSO; MESMO CONTRA A MINHA VONTADE, ELE FICA ME AVISANDO Á TODA HORA QUE VOCÊ NÃO ESTÁ MAIS AQUI; OLHAR PARA ELE CAUSA UM DESGASTE, UMA REVOLTA; SINCERAMENTE ME SINTO OFENDIDO; ENTÃO; EU DIGO PARA O RELÓGIO: - RELÓGIO, VOCÊ É TEIMOSO, APRESSADO E IMPIEDOSO; POR FAVOR!  DÁ UM TEMPO!!!

AS CORES

NAS CORES VEJO ESPERANÇA, ALEGRIA, CORAGEM, PAZ, PAIXÃO, SAUDADE, TRISTEZA E AMOR; AS CORES DÃO VIDA, ILUMINAM, SE MISTURAM, NOS MISTURAM E SE TRANSFORMAM; AS CORES DÃO O TOM DA RIQUEZA, DA POBREZA, DA FEIURA E DA BELEZA; AS CORES ESTÃO LÁ EM CIMA NO CÉU COM SUAS VÁRIAS FORMAS QUE PARECEM FEITAS A PINCEL; AS CORES BROTAM DA TERRA, ESTÃO ESPALHADAS DESDE OS CAMPOS VERDEJANTES AOS PISOS DE CONCRETO, OU ENTÃO; SERVINDO DE VÁRIOS QUADROS E PAISAGENS VIVAS NOS PICOS DAS MONTANHAS COM SUAS BELAS NEBLINAS; AS CORES TEM O PODER DE ANIMAR O AMBIENTE, SUA FORÇA SUPREMA SE MOSTRA PRESENTE NOS ARCO-ÍRIS NATURALMENTE; AS CORES MARCAM PRESENÇA NO FOGO, NAS GUERRAS, NAS TEMPESTADES, NOS VULCÕES ATIVOS, NOS FURACÕES ATERRORIZANTES; AS CORES SÃO RAINHAS PODEROSAS NA NATUREZA; OLHE A COR DOS MARES, DAS FLORESTAS, DOS ANIMAIS; QUANTOS TONS, QUANTA BELEZA; AS CORES ESTÃO EM TODAS AS PAISAGENS E CENÁRIOS SEJAM ELES REAIS OU IMAGINÁRIOS; NESSE MOMENTO, EU GOSTARIA DE TER A VISÃO PRIVILEGIADA DOS ASTRONAUTAS, PARA SER CAPAZ DE VIVENCIAR E APRECIAR COM OS MEUS PRÓPRIOS OLHOS A IMENSIDÃO DAS CORES DO NOSSO PLANETA TERRA, LÁ DE CIMA.

MADRUGADA

A MADRUGADA CHEGOU COM TODA SUA ENERGIA, SILENCIOSA E AGRADÁVEL; A PORTA ESTÁ ABERTA SINTO O VENTO BATER NO MEU PEITO ENQUANTO OBSERVO A LUA E OS GATOS CORRENDO NA GRAMA DO MEU QUINTAL; AS LEMBRANÇAS DA MINHA VIDA COMEÇAM A FLUIR COM NATURALIDADE SE EXPONDO DA MINHA MENTE SUBCONSCIENTE. EM POUCOS MOMENTOS O MEU EQUILÍBRIO FÍSICO E MENTAL É AFETADO; SÃO MUITAS COISAS BOAS DA MINHA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA PASSANDO NA VELOCIDADE DA LUZ PELOS MEUS PENSAMENTOS IMAGINÁRIOS; A SENSAÇÃO AO MESMO TEMPO QUE ME CONFORTA,CAUSA UM SENTIMENTO DE TRISTEZA QUE VEM ABRAÇADO COM MUITA SAUDADE. JÁ FAZEM MAIS DE VINTE ANOS QUE NÃO VISITO ESSES DELICIOSOS LUGARES, QUE GOZEI NA MINHA JUVENTUDE. A MADRUGADA SILENCIOSA; AS VEZES NOS PROPORCIONA VIAGENS INCRÍVEIS.

TUDO OU NADA

NADA DA CERTO, QUANDO TUDO PARECE SE DISTANCIAR; TUDO DA ERRADO, QUANDO NOSSAS IDÉIAS NADA TEM A OFERECER; NADA É INTERESSANTE SE NÃO EXISTIR UMA BOA PLATÉIA OU UM BOM PÚBLICO ALVO; TUDO É VÁLIDO; QUANDO Á O PENSAMENTO DE ATINGIR OS OBJETIVOS DE MANEIRA CORRETA E ÉTICA; NADA VAI DA CERTO SE NÃO CORRERMOS ATRÁS SEM PREGUIÇA E COM EQUILÍBRIO; TUDO É MUITO POUCO SE COMPARADO AO TEMPO QUE VIVEMOS; NADA VAI SER BOM O SUFICIENTE, SE TUDO QUE ACREDITAMOS FICAR APENAS NO NOSSO IMAGINÁRIO; DO NADA NASCE UM DESEJO, UMA IDEIA, UMA CRIAÇÃO E COM O PASSAR DO TEMPO PODE VIRAR TUDO.

É COM VOCÊ

LIBERTAR A MENTE É DIFÍCIL, REAGIR É COMPLICADO, LUTAR É SOFRIDO E ATRAI MUITAS LEMBRANÇAS E PERDAS, MAS NÃO TEMOS TEMPO PARA CHORAR, CORRER ATRÁS DO PREJUÍZO NOS LEVA A CAMINHOS SAUDOSOS, QUANDO NOS CONCENTRAMOS, NOS TORNAMOS FORTES, QUANDO VENCEMOS BATALHAS A NOSSA SEDE POR MAIS VITÓRIAS SE TORNA INSACIÁVEL, QUANDO CAÍMOS, NA REALIDADE ESTAMOS APRENDENDO PARA NÃO TROPEÇAR DE NOVO, NOSSOS OLHOS TEM VISÃO PERIFÉRICA E QUANDO ACOMPANHADOS PELAS DECISÕES CORRETAS DO NOSSO CÉREBRO, NÃO A COMO IMPEDIR O NOSSO SUCESSO IMEDIATO. ESTÁ EM NÓS, DEPENDE DE CADA TOMADA DE DECISÃO.

DIAS NO HOSPITAL

NO MEIO DA DOR E DO CAUS ABSOLUTO, MÃOS SÃO ESTENDIDAS, A FORÇA DAS ORAÇÕES SÃO SENTIDAS, PESSOAS BONDOSAS E CHEIAS DE AMOR APARECEM A TODO INSTANTE DANDO FORÇA E CUIDANDO COM TODO CARINHO DE MEROS DESCONHECIDOS COMO SE FOSSEM SEUS PARENTES; SER PACIENTE E FOCADO NA VOLTA POR CIMA AJUDA MUITO A LIBERAR O NOSSO DESEJO MENTAL DE SE REERGUER, OS DIAS PASSAM E PARECEM IGUAIS, MAS NÃO IMPEDEM O NOSSO PODER DE REAÇÃO; TODOS SABEMOS QUE OS NOSSOS OBJETIVOS PODEM SER ALCANÇADOS OU ALTERADOS O QUANTO QUISERMOS, TUDO DEPENDE DA FÉ QUE TEMOS E COMO TRABALHAMOS COM ESSA ENERGIA; A ALEGRIA, O AMOR, A BONDADE, A PAZ, A ESPERANÇA, A FELICIDADE, SÃO FRUTOS PRINCIPAIS DE UMA PESSOA QUE QUER ULTRAPASSAR AS BARREIRAS DO TEMPO E DA GRAVIDADE.

  OLHOS FECHADOS X OLHOS ABERTOS

DIVERSÃO, PRAZER, IRRESPONSABILIDADE, AVENTURA SEM CONTROLE, EM SEGUNDOS QUASE TUDO POSTO A PERDER, FECHO OS OLHOS E HORAS DEPOIS ACORDO ENSAGUENTADO NA MACA DE UM HOSPITAL. NASCE DE NOVO; UMA NOVA CHANCE DE FAZER AS ESCOLHAS CERTAS ME É DADA; O PRAZER DE RENASCER É COMEMORADO TODOS OS DIAS; PEÇO A MEU GRANDIOSO E GENEROSO DEUS QUE ME DE DIREÇÃO E MUITA LUZ NOS MEUS CAMINHOS; AGRADEÇO IMENSAMENTE A CADA PASSO QUE TENHO A OPORTUNIDADE DE CONQUISTAR NESSE NOVO MOMENTO DA MINHA VIDA...

DESABAFO

MAS DE UM MÊS DE DOR, SENSAÇÃO DE VIVER NO TERROR, ACAMADO EM UM HOSPITAL, TENTANDO MANTER A MENTE SEMPRE FOCADA NA RECUPERAÇÃO, A MINHA FÉ EM DEUS E O APOIO DE FAMILIARES E AMIGOS FORAM FUNDAMENTAIS PARA EU ALCANÇAR A MINHA PRIMEIRA VITÓRIA QUE FOI SAIR DO HOSPITAL,; AGORA SIGO FIRME PARA ALCANÇAR A TOTAL E COMPLETA RECUPERAÇÃO AQUI FORA, TENHO FÔLEGO E PENSAMENTO POSITIVO ACREDITO QUE EM POUCOS MESES ESTAREI PRONTO PARA VIVER INTENSAMENTE TODOS OS MEUS SONHOS.

REENCONTRO

DEPOIS DE MUITO TEMPO DOIS CORPOS SE ENCONTRAM ; OS OLHARES ACOMPANHADOS DE BATIDAS DE CORAÇÕES OFEGANTES; O CLIMA É DE REENCONTRO, MUITA SAUDADE ENVOLVIDA, MUITO CALOR HUMANO SENDO POSTO NA CAMA, A VIDA VOLTA A SER DOCE E BELA, OS SENTIMENTOS ESTÃO A FLOR DA PELE, A BELEZA DO MOMENTO SE COMPLETA COM TOQUES NO CORPO DOS AMANTES  QUE CHEGAM A QUEIMAR COM A ADRENALINA E AMOR ENVOLVIDOS; NOS OLHARES ALGUMAS HORAS DEPOIS A SATISFAÇÃO ACOMPANHADA PELO CANSAÇO VEM TRAZENDO UMA BAGAGEM DE EMOÇÕES E GOSTOSAS LEMBRANÇAS DO TEMPO VIVENCIADO PELO CASAL NUM PASSADO NÃO TÃO DISTANTE.

HISTÓRIA DE UMA NOITE SOMBRIA

UMA NOITE FRIA DE 2006, ERA  PRA FICAR EM CASA NAS COBERTAS E PROTEGIDO DAS SOMBRAS QUE ESTAVAM SOLTAS NAQUELE DIA , MAS NADA QUE NOSSOS FAMILIARES PEDEM PROCURAMOS ATENDER DE IMEDIATO MESMO QUE SEJAM PARA O NOSSO BEM; 25 MINUTOS DE CAMINHADA E LA VOU EU PARA A CASA DE MINHA NAMORADA, NA IDA A PÉ SENTI ALGUNS CALAFRIOS E VEIO A TONA PENSAMENTOS ME DIZENDO VOLTE PARA SUA CASA E SE PROTEJA, FIQUEI ASSUSTADO MAS NÃO DEI ATENÇÃO, CONTINUEI FIRME E FUI A CASA DELA; DEPOIS DE ALGUMAS HORAS CURTINDO COM MINHA BELA MULHER RESOLVI VOLTAR NEM HAVIA PERCEBIDO QUE JÁ ERAM 2 HORAS DA MADRUGADA, NO RETORNO LOGO AO SAIR DA CASA DELA NA AVENIDA PRINCIPAL DO BAIRRO ACHEI TUDO MUITO ESTRANHO, NÃO CONSEGUIA ENXERGAR UM SER VIVO NAS RUAS , O BARULHO DOS FIOS DE ALTA TENSÃO BALANÇANDO COM AQUELE SOM DE VÁRIOS PIPAS ENROSCADOS  DEU O RITMO DA NOITE SOMBRIA, ESTAVA EU DESCENDO A AVENIDA COM OS OLHARES ATENTOS A TUDO E A QUALQUER SOM ESTRANHO, MEU CORAÇÃO BATIA TÃO FORTE QUE ACHEI QUE ESTAVA NA MINHA BOCA OLHEI PARA TRÁS AO ATRAVESSAR A CALÇADA E CHEGAR NA ESQUINA DE UMA RUA, NA TERCEIRA VEZ SEGUIDA QUE OLHEI A FRENTE NA AVENIDA VI UM CARRO DA POLÍCIA DESCENDO COM AS LUZES APAGADAS E NO MÁXIMO DO SILÊNCIO, ENTREI NA RUA EM DIREÇÃO A MINHA CASA E COMO NUM PASSE DE MÁGICA  OS POLICIAIS ME CERCARAM EM DOIS CARROS, ERAM UNS 10 AO TODO, NOS SEUS OLHOS DAVA PRA VÊ A MALDADE AFLORAR, ME ABORDARAM  FUI REVISTADO E NÃO TINHA NADA DE ERRADO COMIGO, MESMO ASSIM COMO CHACAIS QUERENDO UMA PRESA , ME FOI OFERECIDO CONTRA A MINHA VONTADE ENTRAR NO CAMBURÃO, POIS É ELES QUERIAM ME LEVAR AQUELA NOITE EMBORA PARA NUNCA MAIS EU VOLTAR, O MEDO ME DEIXOU TÃO TRAVADO QUE EU TREMIA  DA CABEÇA AOS PÉS, RECUSEI A CARONA SEM VOLTA PRINCIPALMENTE PORQUE TODOS ESTAVAM COM ARMAS FRIAS OU SEJA ARMAS QUE NÃO ERAM DE SEU USO NO DIA DIA, DEPOIS DE IMPLORAR ALGUMAS VEZES PELA MINHA VIDA, O TENENTE COM MAIS AUTORIDADE ENTRE ELES PEDIU SILÊNCIO A TODOS OS POLICIAIS QUE ESTAVAM EUFÓRICOS COM MEU SANGUE E OLHOU POR INTERMINÁVEIS UM MINUTO NOS MEUS OLHOS, SUSPIROU PROFUNDAMENTE E DISSE VÁ EMBORA E NÃO OLHE PARA TRÁS, MEU DEUS SABE O QUANTO TIVE MEDO DE LEVAR BALAS PELAS COSTAS, QUANDO VIREI A RUA CORRI TANTO QUE PARECIA UM GUEPARDO CAÇANDO, AO CHEGAR EM CASA COMENTEI COM MEUS PARENTES DEITADO NO CHÃO E PEDI PARA QUE ELES APAGASSEM AS LUZES  E SE ABAIXASSEM DE TANTO MEDO QUE EU ESTAVA; AO AMANHECER FIQUEI HORRORIZADO EM SABER QUE NAQUELA NOITE HAVIAM DESAPARECIDO TRÊS INDIVÍDUOS SÓ NO MEU BAIRRO ALÉM DE INÚMEROS OUTROS EM TODA SÃO PAULO; FORAM UNS QUATRO OU CINCO DIAS DIFÍCEIS PARA TODA A POPULAÇÃO DE SAMPA QUE ACOMPANHAVA O CENÁRIO DE GUERRA CÍVIL NAS RUAS ENTRE BANDIDOS E A POLÍCIA, MUITAS VÍTIMAS FORAM FEITAS NESSES DIAS DE CAUS TOTAL TANTO CIVIS, BANDIDOS E POLICIAIS TIVERAM SUAS PERDAS. AGRADEÇO IMENSAMENTE A DEUS POR TER ME LIBERTADO DA MORTE E PEÇO A ELE QUE CONFORTE AS FAMÍLIAS DE TODOS QUE PERDERAM  VIDAS.

PEÇO DIREÇÃO!!!

OS DIAS VÃO PASSANDO E EU CONTINUO SENTINDO UM VAZIO RELACIONADO A COMO SER ÚTIL PARA TANTAS PESSOAS, ANIMAIS , ECOSSISTEMAS, ACREDITO QUE APENAS DORMIR, TRABALHAR, COMER, BEBER E ME DIVERTIR NÃO É O MEU IDEAL DE VIDA, EU SINTO QUE NÃO VIM SÓ PARA ISSO, PENSO QUE MINHA EXISTÊNCIA PODE REALIZAR, CONSTRUIR, MUDAR O MUNDO PARA MELHOR; MINHAS AÇÕES, MINHAS TOMADAS DE DECISÕES, O PODER DO LIVRE ARBÍTRIO QUE TENHO, PEÇO A VOSSA ORIENTAÇÃO MEU DEUS, ME GUIE SEMPRE NOS CAMINHOS QUE O AGRADEM, ME PERMITA TER FORÇAS E ENTENDIMENTO SOBRE O QUE DEVO FAZER COM OS MEUS DIAS.

VIAGEM

SENSAÇÃO MARAVILHOSA DE PODER ESTÁ EM LUGARES DIFERENTES, O PRAZER DE DESFRUTAR A CULTURA DO LUGAR, O PRIVILÉGIO DE CONHECER PESSOAS DIFERENTES COM SUAS HISTÓRIAS DE VIDA , A OPORTUNIDADE DE ESQUECER TEMPORARIAMENTE DOS PROBLEMAS E DÍVIDAS QUE DESGASTAM A NOSSA MENTE, O SINCERO DESEJO DE NÃO QUERER IR EMBORA. É MUITO GOSTOSO SENTIR A PAZ AO OUVIR UMA BELA MÚSICA AO VIVO SENDO TOCADA NO HOTEL OU EM ALGUM DELICIOSO PASSEIO, QUANTOS PRATOS INCRÍVEIS E NOVOS EXPERIMENTAMOS EM UMA DOCE VIAGEM, AS NOITES NOS TRAZEM MOMENTOS INESQUECÍVEIS E MUITAS VEZES ACALORADOS, O SENTIMENTO DE FELICIDADE AFLORA A TODO INSTANTE.  NA DESPEDIDA DE UMA GLORIOSA VIAGEM,  O ATÉ LOGO É DADO COM MUITO PESAR PELA JANELA DO AVIÃO; A EMOÇÃO DE TER VIVENCIADO MAIS UMA EXPERIÊNCIA COMO ESSA,  ALIMENTA CADA VEZ MAIS OS NOSSOS SONHOS E ESPERANÇAS DE VIVERMOS FELIZES... 

UM DIA DE CADA VEZ

CHEGO EM CASA DEPOIS DE UM DIA CANSATIVO DE TRABALHO E ME PERGUNTO; AONDE ESTÁ VOCÊ?OLHO PARA O GUARDA ROUPAS E FICO ABATIDO AO VER AS POUCAS PEÇAS QUE RESTARAM, SINTO FRIO AO DEITAR NA NOSSA CAMA GRANDE E CONFORTÁVEL, AO SAIR DO BANHO VEJO O REFLEXO DE SOLIDÃO ESPALHADO PELA SALA ATRAVÉS DO ESPELHO, NO MOMENTO DA REFEIÇÃO NADA DE VOCÊ ESTÁ ALI SENTADA A MINHA FRENTE COMO DE COSTUME, O SOFÁ AGORA PARECE TÃO GRANDE  E ESPAÇOSO, LIGO A TELEVISÃO EM VÃO, POIS NÃO DESPERTO O INTERESSE EM ASSISTIR, DE QUE ADIANTA TENTAR DORMIR SE É COM SUA COMPANHIA QUE EU GOSTARIA DE ESTAR, SUAS VISITAS SÃO MUITO RÁPIDAS MAS ALIVIAM MEU CORAÇÃO, NOS MEUS BREVES SONHOS VEJO A ESPERANÇA DE REVIVERMOS O NOSSO GRANDE AMOR...

SENTIMENTO PURO

SEU OLHAR É NATURAL E RICO EM CERTEZAS, O SEU AMOR É MUITO EVIDENTE E VERDADEIRO NAS SUAS AÇÕES, CARINHOS E NO SEU DOCE E RESPONSÁVEL COMPANHEIRISMO; SEU JEITO DE ENXERGAR O NOSSO MUNDO A DOIS ME FASCINA; QUANTOS PLANOS PARA O FUTURO DA NOSSA RELAÇÃO VOCÊ ALIMENTA COM TANTO PREPARO E CUIDADOS; QUANDO ESTOU PERTO DO SEU ROSTO SINTO SEUS SENTIMENTOS ME DIZEREM QUE SÃO VERDADEIROS E ÚNICOS, ENTENDO DE CARA QUE JAMAIS ENCONTRAREI EM OUTRA MULHER UM AMOR TÃO PURO...

ORIGENS

A SAUDADE APERTA CADA VEZ QUE FECHO OS OLHOS, JÁ FAZEM MAIS DE DUAS DÉCADAS QUE NÃO PASSEIO POR LUGARES TÃO QUERIDOS DA MINHA INFÂNCIA E JUVENTUDE, DIZEM PORAÍ QUE A SAUDADE MATA, EU ACREDITO QUE SEJA VERDADE E ACRESCENTO QUE ELA MATA LENTAMENTE, MEU DEUS; QUANTAS AMIZADES, PAISAGENS, CIDADES, PRATOS DELICIOSOS E BEM TEMPERADOS, QUANTA FALTA EU SINTO DAS FESTAS JUNINAS E DOS CARNAVAIS COM A PASSAGEM ALEGRE DAQUELES TRIOS ELÉTRICOS, SEM FALAR DAS RESENHAS ENTRE AMIGOS DEPOIS DE UMA NOITE DE FARRA E BEBEDEIRAS, FORAM MUITAS RISADAS, MOMENTOS FELIZES QUE DEIXEI NO MEU NORDESTE QUERIDO, SAUDADES DA MINHA MORADIA NA RUA DA PRAÇA PERTO DA IGREJA PRINCIPAL EM PAULO AFONSO, ESSA CIDADE QUE ME DEU A LUZ É CHEIA DE VIDA, DE BELEZAS NATURAIS; O QUE POSSO DIZER DO MUNICÍPIO DE XINGÓ PERTENCENTE A CIDADE DE PIRANHAS NA DIVISA DE SERGIPE E ALAGOAS AONDE PASSEI MINHA DOCE ADOLESCÊNCIA E PUDE VIVER ANOS INCRÍVEIS DE MUITA PAZ, PRAZERES E DESCOBERTAS, O LUGAR E SEU ENTORNO SÃO TÃO BONITOS QUE GANHARAM O APELIDO CARINHOSO DE OÁSIS DO NORDESTE; O QUE DIZER DE VOCÊ PESQUEIRA CIDADE LOCALIZADA NO ESTADO DE PERNAMBUCO, RECONHECIDA COMO CIDADE ORIGEM DA MINHA FAMÍLIA, LUGAR QUE GUARDO COM IMENSO CARINHO, TODAS AS MINHAS FÉRIAS ERAM PASSADAS AÍ, COMO É BOM LEMBRAR DAS RUAS QUE PARECIAM MAIS MONTANHAS, OU DAS NOSSAS REUNIÕES COM TODA AQUELA QUANTIDADE  DE PARENTES, EU GOSTAVA MUITO DE VIVER TUDO ISSO, SINTO FALTA E QUERO TER A OPORTUNIDADE DE CAMINHAR NOVAMENTE NESSES LUGARES QUE FAZEM PARTE DA MINHA HISTÓRIA, DAS MINHAS ORIGENS.

HOMEM DA CAATINGA

TERRA SECA, TERRA DURA, DEBAIXO DO SOL FORTE E DO TRABALHO ÁRDUO FAZ O HOMEM CHORAR DE JOELHOS SOBRE O MANTO DA CAATINGA; SAIR BEM CEDINHO DEPOIS DE UM BOM CAFÉ TOMADO COM TAPIOCA, QUEIJO COALHO E BATATA DOCE, CARREGANDO NOS BOLSOS SEU MOÇO UM BOM PEDAÇO DE RAPADURA PARA SEGURAR COM MAIS FORÇA O PESO DA VIDA DIFÍCIL NO SERTÃO ÁRIDO COM TEMPERATURAS DE DESERTO; A ESPERANÇA SEMPRE ESTÁ NO OLHAR TRISTE E CANSADO DO HOMEM QUE BATALHA TODOS OS DIAS COM A INCHADA  E COM A FALTA DE ÁGUA, MAS A FÉ DO HOMEM SERTANEJO MOVE MONTANHAS,ADORA DANÇAR UM FORRÓ E TOMA UM MÉ, ELE É AGUERRIDO E PREPARADO PARA VENCER UM DIA DE CADA VEZ, COM BRAVURA E SEU CHAPÉU DESGASTADO NA CABEÇA SEMPRE CONQUISTA O SUSTENTO PARA SUA FAMÍLIA É HOMEM HONRADO E HONESTO, CACHORRO BRIGADOR, SUA VIDA SE RESUME EM UM ESFORÇO INTENSO PARA  SUA CASA SE MANTER DE PÉ E SEU FILHO VIRAR DOUTOR.

ÚNICO AMOR

DEPOIS DAQUELE OLHAR NO PÁTIO DA ESCOLA NO INTERVALO, TUDO MUDOU EM NOSSAS VIDAS; SEMPRE ESTUDAMOS NA MESMA ESCOLA NO HORÁRIO NOTURNO, FOI UMA SENSAÇÃO INCRÍVEL QUANDO NOS OLHAMOS NO MEIO DE TANTAS PESSOAS, DEU IMPRESSÃO QUE O MUNDO TINHA PARADO POR UNS INSTANTES MÁGICOS, EU SENTI O MESMO QUE VOCÊ, ENTENDI PERFEITAMENTE QUE IRÍAMOS VIVER INTENSAMENTE UM SENTIMENTO NOBRE E DESCONHECIDO PARA NÓS DOIS, SIM, O AMOR FARIA PARTE DAS NOSSAS VIDAS. MARCAMOS UM ENCONTRO PARA O DIA SEGUINTE NA PRAÇA MAIS PRÓXIMA DO BAIRRO, CONFESSO QUE NESSA NOITE DE ESPERA EU NÃO PREGUEI OS OLHOS DE TÃO APAIXONADO QUE FIQUEI POR TI A PRIMEIRA VISTA; O NOSSO ENCONTRO FOI O MELHOR DA MINHA VIDA, QUANTA EMOÇÃO E SATISFAÇÃO DE ESTÁ COM VOCÊ, NOS ENTENDEMOS DE CARA, EU COMPREENDIA VOCÊ E VOCÊ ME COMPREENDIA; OUVI SEUS PROBLEMAS, RESPEITEI SUA INOCÊNCIA, ESPEREI PELOS SEUS CARINHOS MAIS ÍNTIMOS NO MOMENTO CERTO; QUANDO NOS TORNAMOS UM SÓ, NOSSOS DIAS PASSARAM A SER RECONHECIDOS COMO UM BELO CONTO DE FADAS, NÃO EXISTIA DOR, TRISTEZA E NEM MALDADE, PASSAMOS A RESPIRAR APENAS COISAS BOAS COMO ALEGRIA, ADMIRAÇÃO, DESEJO E MUITO AMOR, TUDO ISSO REUNIDO NOS DAVA O TOM DE FELICIDADE. IMPOSSÍVEL ESQUECER ESSE TEMPO QUE VIVE AO SEU LADO NA NOSSA JUVENTUDE, VOCÊ É A ÚNICA MULHER QUE AMEI DE VERDADE NESSE MUNDO; OBRIGADO POR AQUELES DIAS QUE ME DESTES DE PRESENTE AO TEU LADO!

NOITES INSANAS

MIL BALADAS, INCONTÁVEIS NOITES DE BEBEDEIRAS DESENFREADAS, SENSAÇÃO DE TER VIRADO UM VAMPIRO DAQUELES BEM ROMÂNTICO, COM UMA LÁBIA PERFEITA PARA SEDUZIR AS AMANTES DA NOITE QUE SE PERDIAM FACILMENTE EM MEUS BRAÇOS; UMA BOA MÚSICA E UM COPO CHEIO AÍ ESTAVA TUDO PRONTO PARA MAIS UMA BOA E DIVERTIDA MADRUGADA DE ROLÊ, PRAZER E LOUCURAS; QUANTOS LUGARES DIFERENTES FREQUENTEI DE NORTE A SUL, DE LESTE A OESTE DA CIDADE EM BUSCA DE MAIS UMA BALADA REGADA A BEBIDAS E MULHERES BONITAS; LEMBRANDO QUE NAS NOITADAS DA VIDA DEPOIS DE ALGUNS COPOS, TODAS AS MULHERES DO NOSSO UNIVERSO SE TORNAM BONITAS; NADA DE CERIMÔNIA SEJA NO REGGAE, NO SAMBA, NO SERTANEJO, NA MÚSICA ELETRÔNICA OU NO LUAU, A PEGAÇÃO TINHA QUE ACONTECER, CADA SEGUNDO NA NOITADA ERA APROVEITADA COMO SE FOSSE O ÚLTIMO; A GASTANÇA, OS ROMANCES RELÂMPAGOS, AS AMIZADES DE COPO, OS SERENOS DEPOIS DAS FESTAS, O X CALABRESA  COM REFRIGERANTE MESMO SEM TER DINHEIRO PRA PAGAR, AS VEZES QUE VOLTAMOS DE CARRO SEM A MÍNIMA CONDIÇÃO DE PILOTAR, TUDO ISSO ACONTECIA NAS NOITES QUENTES OU FRIAS DE QUEM SÓ DORMIA QUANDO O SOL TIRAVA O SEU PIJAMA E IA TRABALHAR.

CEGO DE AMOR

ÉRAMOS TÃO FELIZES, O CASAL PERFEITO, PENA QUE ACONTECEU O ABANDONO VINDO DE VOCÊ, A SUA VIAGEM AO NORDESTE DE UM MÊS COM A SUA FAMÍLIA ACABOU COM OS MEUS SONHOS COM A NOSSA RELAÇÃO, FORAM TANTOS DIAS INTERMINÁVEIS PENSANDO EM VOCÊ, SOFRENDO COM A DISTANCIA, COM A SOLIDÃO, PARECIA QUE EU ESTAVA VIVENDO UM PESADELO INFINITO, SUA PARTIDA FOI DOLOROSA, MAS SUA PROMESSA DE VOLTAR PARA OS MEUS BRAÇOS ERA O QUE ME AQUECIA NAS NOITES FRIAS, FORAM TANTOS PLANOS JUNTOS, TANTOS GESTOS DE CARINHO E DIZERES QUE ME AMAVA LOUCAMENTE, ATÉ QUE O SEU RETORNO DE VIAGEM NOS LEVOU A UM TRISTE ADEUS; O MEU MUNDO VIROU DE PONTA CABEÇA, PERDI A DIREÇÃO DA MINHA VIDA QUANDO VOCÊ ME CONTOU O MOTIVO DE NOSSA SEPARAÇÃO; NÃO ACREDITEI QUE VOCÊ DARIA ESPAÇO PARA OUTRA PESSOA INVADIR SEU CORAÇÃO E AINDA MAIS MORANDO TÃO DISTANTE. PASSADOS TRÊS MESES SEU PEDIDO DE PERDÃO É OUVIDO E RECEBIDO COM MUITA ALEGRIA E EMOÇÃO; NÃO PENSEI DUAS VEZES EM ACEITAR SEU CONVITE DE VAMOS SER FELIZES E ESQUECER AS MÁGOAS DO PASSADO, O CALOR DA SUA PRESENÇA ME MOTIVA A QUERER MAIS E MAIS VIVER FELIZ DO SEU LADO E DE MAIS NINGUÉM. 

SEGUIR EM FRENTE

SENTADO EM UMA CALÇADA QUALQUER DO BAIRRO SOFRENDO DE CABEÇA BAIXA E CALADO SEM ENTENDER OS PORQUE DAQUELA SITUAÇÃO; A NOITE ESTAVA DENSA E FRIA, DEMOROU SÉCULOS PARA PASSAR, MEUS OLHOS NÃO PREGAVAM NO SONO POR NADA, A TRISTEZA E A SOLIDÃO TOMARAM CONTA DA MINHA MENTE E DO MEU CORAÇÃO, LEVANTEI DEPOIS DE HORAS E FUI SENTAR NO CALÇADÃO DO LADO DA IGREJA, ATORMENTADO POR ESTÁ SEM DIREÇÃO E SEM APOIO DA FAMÍLIA, VIVE O SENTIMENTO PROFUNDO DA DERROTA, DO FRACASSO DO SER HUMANO, EU NÃO CONSEGUIA PENSAR OU REAGIR AQUELA DURA REALIDADE DE NÃO TER PARA ONDE IR OU FICAR; NÃO É FÁCIL SE LEVANTAR E SEGUIR EM FRENTE QUANDO VOCÊ ACABA DE SER CONVIDADO A SAIR DA SUA MORADA; DESCI O MORRO E FUI ME ESCONDER DO FRIO DE BATER OS JOELHOS E OS DENTES, ACABEI ME ENCOSTANDO NO QUINTAL DA MINHA EX CASA COM O CONSOLO DE SER AQUECIDO POR MINHA ADORÁVEL CADELA A CAIÁRA, TÃO CUIDADOSA! PASSADOS ALGUNS MESES DESSA HORRÍVEL SITUAÇÃO APARECERAM PESSOAS BONDOSAS E ME ESTENDERAM AS MÃOS; HOJE TO RECUPERADO, FELIZ E COM A MENTE FORTE, AQUELA EXPERIÊNCIA ME FEZ OLHAR PARA AS PESSOAS E PARA O MUNDO DE FORMA DIFERENTE, FOI UM APRENDIZADO QUE ELEVOU O MEU NÍVEL ESPIRITUAL E HUMANO A OUTROS PATAMARES, RESILIÊNCIA E EMPATIA DEVEM ANDAR LADO A LADO SENDO ACOMPANHADOS PELOS NOSSOS OLHARES E CORAÇÕES.

AMOR OU LOUCURA?

EU TO VIVENDO  UM SONHO DE AMOR, COM A ALEGRIA DE UMA NOITE NO CIRCO,  AS HORAS PASSAM TÃO RÁPIDO QUANTO AS LUZES DE UM FOGUETE, NÃO DEIXE A PORTA SE ABRIR, VAMOS VIVER ESSE MOMENTO LOUCAMENTE, NÃO SE PREOCUPE COM O AMANHÃ,  MATA NOSSA VONTADE NOS ABRAÇOS, BEIJOS  E APERTOS, DEIXA NOSSOS INSTINTOS SE ACABAREM NESTA NOITE QUENTE, QUERO TE DIZER, COMO É BOM ESTÁ COM VOCÊ, SUA VONTADE DESENFREADA DE ME POSSUIR ME TRANSFORMA EM UM ANIMAL INSACIÁVEL, O SEU CALOR ALIMENTA CADA VEZ MAIS OS MEUS DESEJOS, TUA BOCA ESTIMULA MEUS SENTIMENTOS, TUA BELEZA ME FAZ PERDER OS SENTIDOS, TOCAR SEU CORPO ME FAZ COMETER PECADOS QUE LEVAREI VIDAS PARA PAGAR; SOU PERDIDAMENTE APAIXONADO POR VOCÊ, VEM, POR FAVOR, FAZER PARTE DE TODOS OS MEUS DIAS, QUERO TE CHAMAR DE MINHA!

ENTRE O HOJE E O AMANHÃ

A SOLIDÃO ESTÁ ME FAZENDO PERDER NOITES INCONTÁVEIS DE SONO, OLHAR PARA O TETO OU PARA OS LADOS ME REVIRANDO NA CAMA SEM SONO VIROU ROTINA, NÃO SEI DIZER QUANDO TUDO ISSO VAI PASSAR, MAS TENHO A NECESSIDADE DE RECOMEÇAR, SAI DA MINHA ABA TRISTEZA, VÁ EMBORA SEM OLHAR PARA TRÁS  SAUDADE INCOMPREENSÍVEL, QUERO VIVER UM NOVO E PRAZEROSO ROMANCE, TUDO QUE ME FAZ MAL DESEJO MANTER DISTÂNCIA; VEM ME ABRAÇAR COM VONTADE DIAS DE PAZ, TRAGA-ME UM NOVO AMOR, UM NOVO RECOMEÇO, O QUE É DO PASSADO DEIXAREI NO ESQUECIMENTO, A CADA DIA DO MEU TEMPO PRESENTE IREI ALIMENTA-LO COM AMOR E VITÓRIAS QUE IRÃO ME ACOMPANHAR ATÉ O MEU FUTURO, VIVER FELIZ NÃO É UM SONHO É MINHA REALIDADE!

MEMORIAS

QUERO UM SORVETE DE BANANA SPLIT, AGORA UMA TAÇA COM UMA BOLA DE COCO E OUTRA DE ABACAXI COM MUITO RECHEIO DE CARAMELO EM CIMA; PAI JÁ COMEU O SEU QUASE TODO!  ERA UMA NOITE DE LUA CHEIA MUITO AGRADÁVEL, BASTANTE GENTE CAMINHANDO OU NAMORANDO NA PRAÇA EM FRENTE, NA IGREJA DE ESQUINA AS PESSOAS SAÍAM FELIZES POR MAIS UMA NOITE DE BOAS ORAÇÕES, EU TINHA UNS SEIS ANOS DE IDADE E ME SENTIA UM REI DENTRO DAQUELA CONFORTÁVEL SORVETERIA, SÓ MEU DEUS SABE O QUANTO EU GOSTAVA DE VISITAR ESSE LUGAR. MUITOS DIAS DA NOSSA INFÂNCIA NOS TRAZEM PRAZERES E SAUDADES QUE PARECEM MORAR NOS MELHORES CANTINHOS DA NOSSA MEMORIA, O TEMPO NÃO CONSEGUI SE DISTANCIAR, TUDO PARECE SER TÃO REAL, MEU CORAÇÃO AO MESMO TEMPO QUE SE ALEGRA COM A LEMBRANÇA, FICA VAZIO E TRISTE POR SABER QUE ESSES DIAS NÃO PODERÃO VOLTAR; SÓ POSSO DIZER QUE É FANTÁSTICO A MAGIA DE PODER RELEMBRAR COM TANTOS DETALHES, DIAS QUE NÃO VOLTAM MAIS!!! 

PRÓPRIA AUTORIA.

Conteúdos Populares

Últimas no Espaço Aberto

Poetas em linha

  • Visitantes: 25
  • Membros: 0
Lusofonia Poética - Portal de poesia lusófona © desde julho de 2007
Regras, Termos & Condições de uso