Dia Mundial da Poesia

A UNESCO proclamou o dia 21 de Março Dia Mundial da Poesia e a cidade de Lisboa não deixa que a data passe despercebida. O Centro Cultural de Belém e a Casa Fernando Pessoa prepararam algumas iniciativas para celebrar a poesia.

A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, estará presente, este domingo, no CCB, onde vai ler um poema de Herberto Helder.

Pelo quarto ano consecutivo e numa iniciativa conjunta do Plano Nacional da Leitura e do Centro Cultural de Belém, o Dia Mundial da Poesia vai comemorar-se a 20 de Março, domingo, no CCB. O programa estende-se por todo o dia, iniciando-se às 11h00 com a Feira do Livro de Poesia e continuando pelos vários espaços onde a poesia portuguesa é dita por poetas, actores e personalidades.

Haverá a habitual Maratona da Leitura, este ano dedicada a Herberto Helder, e onde será feira uma selecção dos seus poemas para serem declamados por diferentes personalidades, incluindo a ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas. O Jogo e o Caos é uma exposição do artista Mário Botas, cuja obra cruza o universo plástico com o universo poético e literário. Dado o êxito da primeira edição, dá-se continuidade ao Concurso de Poesia dirigido às escolas, cuja selecção final terá lugar no CCB, com a atribuição de prémios para os melhores poemas.

O Centro de Reuniões, o Centro de Espectáculos e todos os espaços intermédios vão ser vividos num ambiente de festa com muita poesia, para todas as idades.

Já na Casa Fernando Pessoa, a programação dedicada ao Dia Mundial da Poesia estende-se entre o dia 21 e 27 de Março, começando, à semelhança do CCB, com uma Feira do Livro de Poesia, mas no Jardim Teófilo Braga, e que decorrerá durante toda a semana entre as 10h00 e as 20h00.
Ainda na segunda-feira, às 18h30, Alice Vieira, António Carlos Cortez, Fernando Pinto do Amaral, Filipa Leal, Gastão Cruz, José Tolentino de Mendonça, Maria Teresa Horta e Nuno Júdice são os poetas convidados a ler, ao vivo, os seus próprios poemas.

Consulta a programação completa em:
http://www.ccb.pt/sites/ccb/pt-PT/Programacao/Literatura/Pages/DIAMUNDIALDAPOESIAMAR2011.aspx

Sabe mais sobre o programa preparado pela Casa Fernando Pessoa em:
http://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt/index.php?id=2256&tx_ttnews[tt_news]=5825&tx_ttnews[backPid]=2254&cHash=cbb427a0b1

ETQ_ACTUAL em 09.08.2012, 3.156 ETQ_ACESSO

Conteúdos Populares

Últimas no Espaço Aberto

Poetas em linha

  • Visitantes:
  • Membros:
Lusofonia Poética - Portal de poesia lusófona © desde julho de 2007
Regras, Termos & Condições de uso